Música: Concertos matinais voltam à Sala São Paulo

Apresentação será a partir deste domingo, dia 14

sáb, 13/08/2005 - 17h51 | Do Portal do Governo

O projeto Concertos Matinais da Secretaria de Estado da Cultura retorna a temporada 2005, no dia 14, na sala São Paulo, coincidindo com o Dia dos Pais. A abertura será apresentada pela Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil (OFIJ), coordenada pelo diretor artístico e regente Daniel Cornejo.

A platéia se encantará com o som de Alexander Borodin, Nas Estepes da Ásia Central; Vivaldi, Concerto para duas flautas; Mozart, Non Piu Andrai (Bodas de Fígaro); Georges Bizet, Habanera (Carmem); James Curnow, Rapsódia para Bombardino; e Leonard Berstein, West Side Story.

Os Concertos Matinais foi criado com a intenção de democratizar a música e formar novas platéias. Um bate-papo informativo entre maestro e platéia acontece antes de dar início a apresentação, assim despertando o gosto pela música orquestrada e aumentando o conhecimento. No primeiro semestre, foram 9 apresentações para 7 mil espectadores.

Orquestra Filarmônica Infanto-juvenil foi criada pela violoncelista e regente assistente, Gretchen Miller, em 1993, com o intuito de desenvolver a educação musical e o intercâmbio cultural. A proposta é atingir crianças e adolescentes com idades entre 8 e 18 anos e com conhecimento mínimo, de um ano, no instrumento.

Vários alunos saíram da OFIJ para atuar em bandas e orquestras renomadas, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), além de participar, em grupo, de concertos nos EUA e Alemanha. Sem fins lucrativos, auto-sustentada e mantida por associados, a orquestra tem condições de ser recebida como profissional.

Daniel Cornejo é regente bacharel em clarineta pela UNESP, integrou vários grupos musicais e participou da montagem de diversos espetáculos. Atualmente é maestro do projeto Primeiro Sopro, dentro do Centro de Estudos Tom Jobim; e dos pólos Turma da Touca e São Bernardo, do Projeto Guri. Todos pertencentes a Secretaria de Estado da Cultura.

Concertos Matinais
Dia 14/08, domingo, às 11h
Sala São Paulo (1501 lugares)
Praça Júlio Prestes, s/nº – Metrô Luz. Bilheteria: (11) 3337-5414
Ingressos: R$ 2 e R$ 1 (nos Poupatempo Sé e Itaquera)
Acesso a portadores de deficiência física

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura