Música: Concertos da Osesp na Sala São Paulo serão transmitidos pela Cultura FM

Apresentado pelo maestro John Neschling, o programa terá entrevistas e comentários sobre música clássica

seg, 29/11/2004 - 14h02 | Do Portal do Governo

A partir de 4 dezembro, a Rádio Cultura FM (103,3) passa a transmitir, ao vivo, aos sábados, às 16h30, os concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo direto da Sala São Paulo. Apresentado pelo maestro John Neschling, diretor artístico e regente titular da Osesp, o programa terá entrevistas e comentários sobre música clássica.

Após assumir a Osesp, depois da morte do titular, o maestro Eleazar de Carvalho, Neschling deu início a um processo profundo de restauração. Criou novos padrões de execução e ampliou o repertório sempre tendo como foco a abertura de novos horizontes, em especial a música do século XX, ao público brasileiro.

Depois de uma bem-sucedida turnê por Buenos Aires (2001), Nova York (2002) e Zurique (2003), a Osesp se consagrou na própria terra natal onde se apresentou com sucesso em 13 capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Manaus, Belém, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.

A apoteose da turnê brasileira aconteceu em Salvador. Na sua última apresentação, coisa rara de acontecer com apresentações de música clássica, a Osesp foi ovacionada por centenas de pessoas que em coro pediam ‘bis’, cinco no total, no encerramento da apresentação.

Especial 50 Anos da Osesp na Rádio Cultura FM

Antecedendo a estréia da Rádio Cultura Fm na transmissão dos concertos na Sala São Paulo, a emissora faz na próxima quinta-feira, dia 2, às 20 horas, um programa especial dos 50 Anos da Osesp.

Com duração de 1 hora, o programa terá depoimentos de John Neschling, Roberto Minczuk, Naomi Munakata, Sonia Muniz, Artur Nestroviski, Natan Schwartzman e Walter Lourenção. O especial será reprisado no sábado, 4 de dezembro, às 9h da manhã.

Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas

(LRK)