Música: Centro Universitário Maria Antonia realiza o 38º Festival Música Nova

Tradicional evento dedicado à música erudita contemporânea começa no dia 22 e vai até 1º de setembro

sáb, 16/08/2003 - 14h25 | Do Portal do Governo

Realizado desde 1962, o Festival Música Nova é o mais importante evento do País na área de música contemporânea erudita, criado pelo compositor santista Gilberto Mendes. Em sua 38ª edição, o festival ocorrerá simultaneamente nas cidades de São Paulo e Santos, entre os dias 22 deste mês e 1º de setembro. A entrada é franca.

A direção artística continua sendo de Mendes e a produção do espetáculo está sob responsabilidade do Centro Universitário Maria Antônia em parceria com a Sinfônica Municipal, a Prefeitura de Santos e a Secretaria de Estado da Cultura. Conta também com o apoio de entidades como o Consulado da França e o British Council.

O Música Nova deste ano será apresentado em quatro palcos. Em São Paulo, no Centro Universitário Maria Antônia, no Centro Cultural São Paulo e no Teatro São Pedro, onde ocorrerá a estréia, às 20 horas. Em Santos, permanece no Teatro Municipal Brás Cubas.

Música erudita contemporânea

Participam da série de concertos de música erudita contemporânea compositores e intérpretes brasileiros e do exterior. Entre eles Lawrence Casserley, Rodolfo Coelho de Souza, Françoise Choveaux, Jorge Antunes, Jesus Jara, Duo Carlos Tarcha e Luís Montanha, o Quarteto da Cidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica da USP e a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.

Faz parte da apresentação musical, uma homenagem ao compositor italiano Luciano Berio, falecido recentemente. Haverá, também, a execução da peça Saudade de Santos, da francesa Françoise Choveaux, diretora do Festival de Lille, e de obras de autores da USP e de compositores como Edson Zampronha.

Música Nova

O termo ‘música nova’ é usado para definir a composição erudita de vanguarda da segunda metade do século 20. Surgiu nos anos 60, com o Manifesto Música Nova organizado em torno de Mendes. Assinam o documento, Régis Duprat, Sandino Hohagen, Júlio Medaglia e Alexandre Pascoal.

A principal proposta do manifesto era atualizar a música brasileira com as conquistas estéticas e tecnológicas européias e norte-americanas e torná-la cosmopolita.

Referência internacional

Gilberto Mendes nasceu em 1922, durante a efervescência cultural provocada pela Semana de Arte Moderna. Apesar do rigor da formação erudita, a experimentação da arte moderna, o humor e a crítica social mesclam suas obras.

Outra contradição é que nos centros de grande tradição musical, como Europa, Estados Unidos e Japão, o compositor santista é uma referência constante em selos de gravadoras e concertos de música contemporânea. Já no Brasil, mesmo considerado o maior grande destaque ainda vivo da nossa música, é bem menos conhecido.


Serviço
Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antônia 294 – Vila Buarque – São Paulo.

Teatro da Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque –São Paulo.

Centro Cultural São Paulo
Avenida Vergueiro, 1.000 – Paraíso – São Paulo.

Teatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171 – Campos Elíseos – São Paulo.

Teatro Municipal Brás Cubas de Santos
Avenida Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias – Santos.

A programação completa do 38º Festival Música Nova está disponível no site www.usp.br/mariantonia

Claudeci Martins – Da Agência Imprensa Oficial