Música: Centro Tom Jobim abre inscrições para workshop de violão

Evento será realizado terça-feira, dia 20

seg, 19/05/2003 - 11h06 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 20, o público terá a oportunidade de partilhar as experiências do violonista Yamandú Costa, que ministrará o workshop “Violão nos Dias de Hoje”. Será às 15 horas, no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, com taxa de inscrição de R$ 5,00.

A palestra faz parte do projeto Personalidade Musical, que mensalmente promove o encontro de artistas. Eles são convidados a falar sobre sua técnica, carreira, conceito e pontos de vista, num animado bate papo com os participantes.

Yamandú Costa

Aos 22 anos, Yamandú é considerado um dos maiores fenômenos da música brasileira, tendo vencido em 2001 o Prêmio Visa Edição Instrumental, como primeiro colocado pelo júri oficial e popular.
Nascido em Passo Fundo, começou a estudar violão aos sete anos com seu pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços”, e aprimorou-se com Lúcio Yanel. Até os 15 anos sua escola musical era o folclore do sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, começou a apreciar artistas brasileiros como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello e outros.

Iniciar, formar e aperfeiçoar

Criado em 1989, o Centro de Música Tom Jobim, departamento da Secretaria de Cultura, centraliza as atividades musicais do Estado e atua na iniciação, formação e aperfeiçoamento de crianças, jovens e adultos na área de música, em todos os níveis. Além disso, cria espaços para debates e discussões, visando o aperfeiçoamento dos profissionais da área de música por meio de workshops e palestras.

Um concerto da Orquestra Jovem do Estado, tendo como convidado especial o maestro e compositor Tom Jobim, fez parte da cerimônia que deu início às atividades da escola. Desde então, o músico se tornou o reitor honorífico e fonte de inspiração das atividades desenvolvidas pela instituição de ensino.

As aulas de formação instrumental e vocal são ministradas nos núcleos do Bom Retiro e Brooklin, atendendo uma média de 4 mil alunos, nos cursos de instrumentos/vocais, e outros 1.594 nos de curta duração e workshops.

SERVIÇO

Centro de Estudos Musicais Tom Jobim
Largo General Osório, 147, – bairro da Luz – centro de São Paulo.
As inscrições podem ser feitas das 14h às 17 horas. Há vagas para os 100 primeiros inscritos.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)