Música: Bandas e Fanfarras de Escolas Estaduais tocam no Playcenter

Pelo menos 20% das bandas participantes do tradicional festival são de escolas da rede pública de São Paulo

sex, 03/10/2003 - 14h40 | Do Portal do Governo

O tradicional Festival de Bandas e Fanfarras do Playcenter começa dia 4 de outubro e se estende novembro adentro. Já existe programação até o dia 31 deste mês, mas a organizadora de todas as 26 edições do festival, Vanda Giancola Lago, 63, promete apresentações até o final do mês de novembro.

Bandas e fanfarras de todo o Estado de São Paulo, e algumas do Rio de Janeiro, nos municípios de Miguel Pereira e Duque de Caxias, circulam pelo parque de uma em uma hora. Às quintas e sextas, são 5 bandas, aos sábados, 6, e aos domingos, 4. Elas transitam uma a uma pelas dependências do parque, fazendo paradas ocasionais para mais demonstrações de afinação e animação.

Vanda Lago é formada em Educação Artística e Música e recebe ajuda do marido, Jorge Lago, para a organização do festival anual. Jorge também é apaixonado por bandas e música. ‘No ano passado, envolvemos 21 mil músicos de 400 bandas de todo o Brasil. Veio banda até de Goiás’, conta a ex-professora da rede estadual. Para ela, o festival é um hobby que já virou tradição.

Escolas Estaduais

Escolas da rede estadual de ensino participam durante todo o festival. A ‘Banda Marcial Reverendo Urbano’, da Escola Estadual Reverendo Urbano de Oliveira Pinto, Zona Leste da Capital, levará 60 músicos para o parque no primeiro dia do festival, às 11 horas. São pais e mães de alunos, os próprios alunos e pessoas da comunidade. As idades dos participantes da banda são as mais variadas: o menor tem 6 anos e o mais velho, 55.

Há dois anos o regente Márcio Correia Jordão, 26, coordena os ensaios da composição da Reverendo todos os sábados. Das 14h às 19h a equipe se encontra para aulas teóricas, de naipe (passagem do ritmo e batida para cada instrumento) e ensaio geral. ‘As pessoas gostam muito da nossa banda. Ficam surpresas de ver o que a gente consegue fazer com poucos recursos’, explica Jordão.

Em outubro de 2002, a banda da escola Reverendo ficou na terceira colocação do ‘Festival Estudantil’, concurso de bandas e fanfarras de escolas estaduais de São Paulo. Em 2001, conseguiu a quinta colocação. ‘Deixamos para trás composições com mais de 100 pessoas e com mais recurso. Não adianta ter recurso e não usar legal’, comenta. O trabalho é levado a sério pela banda da escola. Quando estão na véspera de uma apresentação importante marcam até ensaio extraordinário.

No dia 4 de outubro, outras três bandas de escolas estaduais se apresentam no parque de diversões da Marginal Tietê: Banda Marcial Conselheiro Crispiniano, da Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, de Guarulhos; Fanfarra da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Ferreira, de Poá; e a banda da Escola Estadual Engenheiro Mário Sales Souto, de Carapicuíba.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

(AM)