Música: Apresentações da Osesp reúnem em média 1300 pessoas

São mais de 90 concertos por ano

sex, 18/10/2002 - 12h09 | Do Portal do Governo

Prestes a iniciar uma grande turnê nos Estados Unidos a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) tem se aperfeiçoado a cada dia. Sua trajetória pode ser dividida em dois períodos. O primeiro vai de 1972 a 1996, quando foi conduzida por Eleazar de Carvalho até sua morte. O segundo começa em 1997 com a liderança de John Neschling e tem características singulares.

Ao assumir a direção artística da Osesp, John Neschling, criou regras claras e severas para fazer do conjunto um paradigma no País e incluí-lo no cenário internacional. O objetivo era construir uma orquestra à altura de São Paulo.

Em 1997, o grupo torna-se um conjunto renovado: após rígidos testes de seleção, modifica o quadro de músicos, admitindo jovens brasileiros e estrangeiros atraídos pela grandeza do projeto. A partir de então os concertos passam a ser realizados no Theatro São Pedro, até a instalação definitiva na Sala São Paulo, sede própria da Osesp, em 9 de julho de 1999, último e imprescindível passo da renovação.

A orquestra prepara cerca de 40 programas diferentes a cada ano, realizando em média 90 concertos na Sala São Paulo e em outras cidades brasileiras. Organizadas em assinaturas, as temporadas de concertos reúnem em média 1.300 pessoas por apresentação. A preocupação com o repertório é marca distintiva do perfil do grupo: Além de composições de Vivaldi, Haydn, Mozart, Schumann, Shostakovich e Mahler, são executadas obras contemporâneas internacionais e brasileiras.

Os músicos da Osesp têm importante papel na programação das temporadas, atuando como solistas e como integrantes de conjuntos de música de câmara. O elenco de convidados que passaram a se apresentar à frente da orquestra inclui Stanislaw Skrowaczewski, Alain Lombard, Paavo Berglund, Theodor Guschlbauer, Djansug Kakhidze, Barbara Hendricks, Radovan Vlatkovic, Miriam Fried, Miklos Perenyi, Duo Assad, Alex Klein, Natalia Gutman, Nelson Freire, Antônio Meneses, Julian Rachlin, Gerhard Oppitz, Vadim Gluzman, Michel Dalberto, Emmanuel Pahud, Leonidas Kavakos, Nikolai Demidenko, Boris Pergamenschikow, entre outros.

Para saber mais acesse o site: www.osesp.art.br