Música: Alunos da rede estadual de ensino assistem a concerto

Orquestra de Câmara da Sinfonia Cultura interpreta obras de Strauss, Brahms e Bach entre outros compositores

seg, 12/08/2002 - 11h37 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 12, às 15 horas, quatrocentos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Pedro I, localizada em São Miguel Paulista, na zona leste, irão assistir a apresentação da Orquestra de Câmara da Sinfonia Cultura. Sob a regência do maestro Fábio Prado, serão interpretadas obras de Strauss, Brahms, Paganini, Bach, Beethoven, Henry Mancini, Zequinha de Abreu e John Williams entre outros compositores consagrados.

O concerto será todo comentado, trazendo aos alunos uma visão diferenciada da orquestra, mostrando seu funcionamento, através da apresentação dos instrumentos, além de abordar o repertório sinfônico de uma maneira descontraída, aproximando o público jovem da música de concerto.

Essa é a primeira de uma série de apresentações dirigidas a alunos da rede estadual da Capital e Grande São Paulo, que se estendem até novembro. No Interior, mais de 13 mil estudantes já assistiram aos concertos.

Projeto Sinfonia Concertos para Jovens

O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de levar aos alunos da rede estadual de ensino a possibilidade de conhecer e apreciar a música sinfônica, alargando seus horizontes culturais.

São 48 concertos, sendo 12 deles com a orquestra sinfônica em sua formação completa (60 músicos), 18, com orquestra de câmara (23 músicos) e 18, com grupos de câmara (até 10 músicos). A meta de atingir 30 mil estudantes do ensino médio em todo o Estado.

As apresentações, iniciadas com o lançamento do projeto no dia 22 de maio em Aparecida, foram apreciadas por mais de 13 mil alunos das Diretorias de Ensino das regiões de Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Roque, Bragança Paulista, Limeira, Campinas Leste, Campinas Oeste, Sorocaba e Capivari. Ainda neste mês alunos das Diretorias de Ensino de Piracicaba e Itapetininga assistirão aos concertos.

Dia: Segunda-feira, dia 12 de agosto de 2002
Horário: 15 horas
Local Auditório da Escola Estadual Dom Pedro I – Rua Américo Gomes da Costa, 59, São Miguel Paulista