Museus têm entrada franca neste feriado de 25 de janeiro

Espetáculo Momentos Marcantes, no Teatro São Pedro, também é de graça

sex, 25/01/2002 - 12h45 | Do Portal do Governo

Visitas aos museus e espetáculo de dança gratuitos fazem parte das comemorações programadas pela secretaria estadual de Cultura como homenagem aos 448 anos da cidade de São Paulo, nesta sexta-feira, dia 25. A portaria dispensando a cobrança dos ingressos nos museus, administrados pelo Estado, foi assinada pelo secretário de Cultura, Marcos Mendonça.

O secretário defende a idéia de que é ampliando os benefícios culturais, para toda a população, que o Governo do Estado de São Paulo cumpre sua missão, oferecendo opções de lazer e cultura, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida do povo de nosso Estado.

Os museus com entrada franca nesta sexta-feira, dia 25, são os seguintes:

PINACOTECA DO ESTADO

Carnaval e esculturas referentes ao cenário do programa Metrópolis, na TV Cultura, são um dos temas das exposições do museu

Fundado em 1905, o museu que mantém um expressivo acervo da arte brasileira, principalmente do século XIX, além de preciosidade do modernismo, apresenta diversas exposições entre elas ‘Metrópolis’, inaugurada no último dia 20, de curadoria de Tadeu Chiarelli. São cerca de 40 painéis, pinturas e esculturas que fizeram parte do cenário do programa da TV Cultura ao longo desses anos.

www.uol.com.br/pinasp

MUSEU DE ARTE SACRA

Na movimentada avenida Tiradentes localiza-se um dos museus mais antigos da cidade. Fundado por Frei Galvão por volta de 1774, o acervo foi construído em taipa de pilão.

O Museu de Arte Sacra está instalado no Mosteiro da Luz, considerado um dos mais importantes monumentos arquitetônicos coloniais paulistas, e contém um precioso acervo, composto por mais de quatro mil obras de arte religiosa, de diversos estilos: imaginária sacra, retábulos, oratórios, objetos litúrgicos e livros raros dos séculos XVI ao XX. Merece destaque o belíssimo Presépio Napolitano do século XVIII, doado por Ciccillo Matarazzo, composto por 1620 peças, em exposição permanente na antiga ‘Casa do Capelão’, dentro do complexo do Mosteiro. O Museu oferece visitas monitoradas (português, inglês e espanhol), além de estacionamento gratuito à Rua Jorge Miranda n 43. Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz
Telefone: 3326-1373/5393

CASA DAS ROSAS

Projetado por Ramos de Azevedo na década de 30, o casarão foi tombado pelo Condephaat e está impecavelmente restaurado. Mantém oito salas para exposições, debates e projeções. Endereço: Av. Paulista, 37 – Paraíso
Telefone: 288-9447
Homepage: www.casadasrosas.sp.gov.br

MUSEU DA CASA BRASILEIRA

O solar, antiga residência do casal Fábio Silva Prado e Renata Crespi da Silva Prado, abriga o museu formado por mobiliário, cristais, porcelanas e objetos, que remontam ao século XVI. O valioso acervo é composto por mais de 360 peças de arte européia e brasileira dos séculos XVII a XIX. No local também são realizadas mostras de arte contemporânea e mantém banco de dados e documentação sobre a arquitetura e ‘design’ brasileiros.

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2705 – J. Paulistano
Telefone: 3032-2564
Homepage: www.mcb.sp.gov.br

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

Voltado aos amantes da música e de filmes, neste museu convivem várias linguagens audiovisuais contemporâneas, constituindo-se num importante acervo da imagem paulista: filmes curtas e longa-metragens, vídeos, discos, raridades, fotos e artes gráficas. Contém sala de projeção, salas para exposições, restaurante e loja.
Endereço :Av. Europa, 158 – Telefone: 3088-0896

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Uma homenagem ao povo da América Latina o monumental complexo cultural reúne esculturas, indumentárias, exposições que retratam a cultura latino americana. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o memorial foi inaugurado em 1989, conta ainda com um auditório para 1.600 pessoas e é sede de solenidades e recepções oficiais do Governo do Estado de São Paulo.
Endereço: rua: Auro Soares de Moura Andrade, 664- Telefone: 3823-4600
Homepage: www.memorial.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Museu biográfico e literário centrado na personalidade do poeta paulista, que residiu no imóvel por mais de 20 anos. Mantém exposições permanentes e temporárias, biblioteca, hemeroteca, arquivo fotográfico, além da coleção de mobiliário, porcelanas, pratarias, esculturas e pinturas que pertenceram ao poeta. Recebe visitas monitoradas, desde que agendadas previamente. Endereço: rua Macapá, 187 – Sumaré
Telefone: 3673-1883
Homepage –www.uol.com.br/museus/museusp/gui.html.

53º SALÃO DE BELAS ARTES NA GALERIA PRESTES MAIA

A Secretaria de Cultura inaugura nesta sexta-feira, às 12 horas, o 53º Salão Paulista de Belas Artes na Galeria Prestes Maia – Salão Almeida Júnior. A mostra reúne obras nas mais diferentes manifestações como pintura, escultura, arquitetura e artes decorativas, produzidas por artistas de várias partes do País. Esta edição contou com a participação de 756 inscritos, dos quais foram selecionados 232 trabalhos, que concorrem à premiação de medalhas, menção honrosa, além de prêmios em dinheiro, concedidos pela Secretaria da Cultura e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no valor total de R$ 30 mil. Endereço: Galeria Prestes Maia – Salão Almeida Júnior – nível Anhangabaú- Praça Patriarca – Centro- Fone: 3351-8120. Até 24 de fevereiro.

DANÇA

Quem gosta de dança tem uma boa opção neste feriado. No Theatro São Pedro, às 21 horas, será apresentada o espetáculo Momentos Marcantes com a Companhia de Dança Cisne Negro. A entrada é franca. No sábado, 21 horas e domingo, às 17 horas, os ingressos custarão R$ 10,00 e meia entrada.

MEMORIAL DO IMIGRANTE
Apresentação de carros antigos, corrida maluca e serenata

Tombado pelo Condephaat o local que preserva os registros de milhares de imigrantes que ajudaram a fazer a história do Brasil programou para esta sexta-feira uma série de atrações. A festa cultural tem início com o IV Encontro de Automóveis Antigos. O evento é uma ótima oportunidade para a população ver de perto as mais variadas marcas e modelos de veículos que marcaram época.

Outro programa divertido é assistir à 3ª Corrida Maluca. Protagonizada pelo pessoal da Escudeira Auto Billy, o evento contará com diversos personagens de seriados de TV como Penélope Charmosa, Dick Vigarista, Batman, Mulher Maravilha, Tio Chico, da Família Adams, e os policiais do antigo seriado Chips. O público vai se deliciar com os sósias de figuras ilustres como de Elvis Presley, o cangaceiro Lampião e o Papa João Paulo II. A Largada será às 10 horas, na Praça Júlio Prestes (Sala São Paulo) e percorrerá as ruas do Centro até a grande chegada na rua Almeida Lima (ao lado do Memorial do Imigrante).

Passeios de jardineira, carruagem e Maria-Fumaça

Quem viveu poderá matar saudades e quem não conhece vai poder desfrutar a curiosidade de passear pelas ruas da Mooca, a bordo de uma autêntica jardineira, ou circular pelos jardins do Memorial na boléia de uma carruagem do século XIX. Ainda na estação do Memorial os visitantes vão embarcar numa Maria-Fumaça e aprender um pouco sobre as ferrovias paulistas, enquanto viajam “através da história”.

As atrações no Memorial do Imigrante não param por aí. Às 15 horas haverá a apresentação de Grupo de Seresteiros nos passeios de Maria Fumaça e na Sala São Paulo. Ótima oportunidade para os saudosistas relembrarem as gostosas serestas que com o passar do tempo deixaram de existir. Tudo isto pode ser apreciado acompanhado dos deliciosos doces típicos italianos, portugueses, árabes e espanhóis que serão vendidos em diversas barracas no Memorial.

O museu ainda reserva uma bela exposição “São Paulo nas Lentes de Maurício Cardim” onde o fotógrafo baiano mostra seu amor pela cidade, captado pelas lentes de suas câmeras, que nos revelam detalhes de seu povo, prédios, monumentos e ruas reunidos em cerca de 50 fotos inéditas.

O Memorial do Imigrante fica na rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca. Mais informações pelos telefones: 6693-0917/6692-7804 ou pelo site www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

Os convites gratuitos devem ser retirados no dia 25, após às 14 horas. O Theatro São Pedro fica na rua Barra Funda, 171 – telefone: 3667-0499

Valéria Cintra