Museu de Zoologia será reaberto neste final de semana

Público poderá conferir um dos mais completos acervos da fauna neotropical do planeta

sex, 06/09/2002 - 13h38 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado, dia 7, será reaberto ao público o Museu de Zoologia (MZ) da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais completos acervos da fauna neotropical do planeta. Depois de três anos fechado para uma ampla reforma, o MZ reabre as portas inaugurando a exposição ‘Pesquisa em Zoologia: A Biodiversidade Sob o Olhar do Zoólogo’.

A mostra terá duração de três a quatro anos, tempo que o conhecimento científico leva para renovar-se. Ela foi projetada para proporcionar um constante aprendizado. O público poderá apreciar jaguatiricas, tamanduás, onças-pintadas, tartarugas, macacos, além de uma infinidade de aves. Vai observar também réplicas de esqueletos de grandes mamíferos e animais pré-históricos.

‘A abertura da exposição representa a renovação do museu. Além de estabelecer definitivamente um diálogo entre a ciência e a comunidade, o mais importante neste projeto é conseguir apresentar de forma atraente as coleções e os nossos atuais projetos e pesquisas’, explica a diretora de difusão cultural do Museu, Mirian David Marques.

O Museu

Considerado a maior instituição zoológica do País e detentor de um dos mais completos acervos da fauna neotropical do planeta, o museu reúne oito milhões de exemplares coletados e estudados ao longo de 109 anos. Sua origem está associada à Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo (CGC), uma instituição criada em 1886 para estudar em expedições a fauna e a flora do Brasil.

Posteriormente, foi transformado no Departamento de Zoologia da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, sendo instalado, em 1939, no prédio da avenida Nazaré, edifício este especialmente projetado para as suas coleções onde permanece até hoje. Em 1969, passou a ser incorporado à USP.Do total de exemplares, apenas uma parte estará sendo disponibilizada para a mostra já que grande parte tem interesse apenas para pesquisadores.

Clima de Expedição

O visitante terá a impressão de estar fazendo uma expedição, apreciando as sutilezas e a diversidade da vida na região neotropical. A mostra foi montada em módulos com os exemplares organizados de acordo com temas e seqüências. Esta expedição começa no período pré-histórico com a seção Origem dos Grandes Grupos que traz réplicas em tamanho natural dos fósseis de uma preguiça gigante e de um tigre de dente-de-sabre. É um passeio imperdível.

O MZ fica aberto das 10 às 17 horas. O ingresso custa R$ 2,00 e alunos de escolas públicas e visitantes de seis e acima de 65 anos não pagam.

Reabertura
Data: Sábado, dia 7 de setembro de 2002
Horário: A partir das 10 horas

Visitação
Data: De terça-feira a domingo
Horário: Das 10 às 17 horas

Local: Av. Nazaré, nº 481- Ipiranga – São Paulo-SP.