Museu de Pesca: Instituição inaugura Centro de Educação Ambiental

Evento foi realizado nesta terça-feira, dia 7, com a presença do secretário Duarte Nogueira

qui, 08/04/2004 - 12h14 | Do Portal do Governo

Foi inaugurado no Museu de Pesca, nesta terça-feira, dia 7 de abril, em Santos, o Centro de Educação Ambiental, com o patrocínio do Instituto Unibanco. Com infra-estrutura mais adequada ao trabalho de professores e monitores na área educativa, o Museu poderá desempenhar melhor o seu papel na educação da comunidade, especialmente em relação a jovens e crianças, que estão em estágio de franco processo de fixação de critérios éticos e comportamentais básicos para a formação do cidadão responsável.

A função do Centro de Educação Ambiental, cujo projeto é de autoria do pesquisador do Instituto de Pesca Roberto da Graça Lopes, será integrar-se e dar sustentação e continuidade às atividades do Serviço Educativo do Museu, através da criação e do desenvolvimento de práticas destinadas a complementar o ensino formal, envolvendo: cursos de educação ambiental e de iniciação científica, palestras, visitas monitoradas, estudos do meio, orientação a pesquisas escolares, projetos especiais para deficientes físicos, museu itinerante, atividades lúdicas para crianças da pré-escola, orientação a professores em assuntos relacionados ao ecossistema aquático e à pesca etc. Tais ações educativas buscam conscientizar os jovens sobre a importância de se preservar e utilizar racionalmente os recursos marinhos.

Graça Lopes diz que o Museu de Pesca vem reduzindo sua defasagem de recursos expositivos e de suporte educacional, sendo para tanto essencial a implantação de projetos museográficos modernos, como o Centro de Educação Ambiental – apoiado pelo Unibanco – e a Ala Lúdica Petrobras, que vêm contribuindo para a inclusão dessa instituição entre os museus de melhor nível no Brasil.

Na inauguração do novo espaço, cuja implantação iniciou-se na gestão do então diretor do Museu, o zootecnista Eduardo Gomes Sanches, estiveram presentes o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Duarte Nogueira e o presidente do Instituto Unibanco Carlos Ximenes de Melo, além de outras autoridades.

O Museu de Pesca localiza-se na avenida Bartolomeu de Gusmão nº 192, Santos (SP), telefones: Oxx13/3261-5260 e 3261-5995.
E-mail: museu.pesca@apta.sp.gov.br

Do Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

(LRK)