Museu de Arte Sacra retrata o nascimento de Cristo pelo ‘Olhar dos Povos’

Mostra que vai até o dia 3 de fevereiro reúne 126 presépios, além do Napolitano, em exposição permanentemente

seg, 24/12/2001 - 14h27 | Do Portal do Governo

Símbolo universal do Natal, o presépio existe desde 1223, quando Francisco de Assis idealizou a representação teatral do nascimento de Jesus. Com a intenção de reavivar a fé cristã, atores da pequena cidade de Greccio, na Itália central, encenaram o primeiro presépio da história. A arte ganhou popularidade entre os povos de todas as partes do mundo.

No último sábado, dia 15, o Museu de Arte Sacra da Secretaria Estadual da Cultura, iniciou a mostra ‘Presépios – Olhar dos Povos’, com a exposição de 126 presépios, cerca de 3.500 peças, produzidos em diversas regiões do Brasil e também Europa, Estados Unidos, América do Sul e Oriente.

Cada representação traz características do povo que o produziu, como por exemplo, o presépio do pernambucano Mestre Vitalino, que retrata cangaceiros que visitam o menino Jesus, Maria e José. Mestre Vitalino iniciou esse tipo de arte popular, que atualmente é muito comum naquela região.

O Presépio da Bahia, feito por Waldete Christina Fonseca em tecido, algodão, cabelo natural, metal, pedras, plástico e isopor, apresenta cenas do cotidiano de Salvador, como a vendedora de acarajé e um grupo jogando capoeira. O Menino Jesus ganhou camisola de cambraia bordada com rendas finas à moda baiana nessa representação produzida especialmente para ser doada ao museu.

Entre as muitas representações estrangeiras está a do Japão. O grupo sacro foi representado com características físicas e trajes daquele país. Para se ter uma idéia, São José aparece vestido de samurai.

O Presépio Napolitano, em exposição permanentemente no Museu de Arte Sacra de São Paulo, retrata uma aldeia de Nápoles, na Itália.Com 1.620 peças variando de 10 e 50 centímetros de altura, é o terceiro do mundo nessa proporção. Perde apenas para os que estão na Itália e Nova York, respectivamente.

Cerca de cinco mil pessoas já viram os presépios

A mostra ‘Olhar dos Povos’ recebeu cerca de cinco mil pessoas no último fim de semana, quando entrou em cartaz. ‘Os presépios são muito procurados também fora da época de Natal’, afirmou Marino.

Bom programa para quem for passar as férias de verão em São Paulo, a exposição vai até o dia 3 de fevereiro e pode ser vista de terça a sexta-feira, das 11 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 19 horas.


O Museu de Arte Sacra fica na Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz, região central da Capital. Os ingressos custam R$ 2,00, para estudantes, e R$ 4,00, para adultos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3326-1373, 3326-5393 e 3326-3336.

Cíntia Cury

Leia também

  • Presépio Napolitano tem exposição permanente no Museu de Arte Sacra