Museu da Casa Brasileira apresenta contadores de histórias

Para participar do evento, as escolas precisam agendar visitas com antecedência

qua, 09/04/2003 - 11h23 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura


Todas as quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, crianças da pré-escola pública até a 2ª série podem ir ao Museu da Casa Brasileira ouvir histórias, brincar, conhecer o local e passear pelo jardim. As atividades são gratuitas e fazem parte da programação do Projeto Contadores de Histórias.

Para participar do evento, as escolas precisam agendar visitas com antecedência. “Toda quinta-feira, a instituição coloca à disposição ônibus com capacidade para conduzir 40 alunos carentes das escolas públicas para conhecer o museu. Mas o atendimento só é feito com consulta prévia”, diz a coordenadora do museu, Rosa Revorêdo.

Durante três horas, as crianças conhecem as dependências do museu, ficam sabendo da história de diversas peças do mobiliário brasileiro e terminam a visita no imenso jardim, onde contadores de histórias as aguardam com surpresas e brincadeiras. Atores profissionais, os contadores promovem interatividade com o público infantil.

A ida ao museu não fica restrita a percorrer longos corredores e admirar peças antigas. Os resultados do passeio se traduzem em atividades dirigidas pelos professores nas respectivas escolas. Os alunos são convidados a elaborar redações ou a fazer desenhos a respeito dos aspectos interessantes da visita.

Usos e costumes

Criado em maio de 1970, com a denominação Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, tinha como objetivos reunir, catalogar e expor móveis e objetos de residências, considerados de valor histórico ou artístico para o País, especialmente para o Estado de São Paulo. Alguns meses após sua criação, teve a denominação e objetivos alterados.

Em 1971, com o nome de Museu da Casa Brasileira passou a funcionar como centro de pesquisas dos equipamentos, usos e costumes da vida dos brasileiros. Sua exposição permanente, distribuída em oito salas e duas galerias, reúne 72 peças representativas da evolução do mobiliário no Brasil.

Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, o museu também promove exposições temporárias e coloca à disposição dos internautas informações e visita virtual ao acervo.

SERVIÇO

Museu da Casa Brasileira
Avenida Faria Lima, 2.705 – São Paulo.
Telefone (11) 3032-2499/2564
Ingressos: R$ 5,00. Estudantes pagam meia-entrada.
Grátis para menores de 6 anos e maiores de 60.
Horário de visita: de terça-feira a domingo, das 13 às 18 horas.

(AM)