Municípios: Seade disponibiliza na Internet banco de dados sobre cidades paulistas

Pesquisa Municipal Unificada traz informações captadas junto às prefeituras entre 1992 e 99

qua, 07/08/2002 - 14h30 | Do Portal do Governo

A Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, disponibiliza em sua página na Internet um banco de dados com informações sobre todos os municípios paulistas. Trata-se da Pesquisa Municipal Unificada (PMU) compreendendo informações captadas junto às prefeituras entre 1992 e 99.

A PMU é uma pesquisa censitária que, bienalmente, percorre todos as cidades paulistas para coletar informações relevantes sobre gestão municipal. Investiga a capacidade organizacional, administrativa e financeira das prefeituras, além da realidade socioeconômica, cultural e urbana municipal.

As informações coletadas pela PMU nesta série estão organizadas em temas e subtemas e constituem uma base de dados composta por cerca de duas mil variáveis, agrupadas em 13 temas: Abastecimento; Assistência e Desenvolvimento Social; Comunicações e Informática; Cultura, Esporte e Turismo; Educação; Estrutura Administrativa; Finanças Públicas Municipais; Limpeza Pública; Meio Ambiente; Política Urbana; Saneamento; Saúde e Transportes.

Ao tornar disponíveis os dados municipais, organizados e consolidados num sistema de interação entre vários temas, avança-se no sentido de incorporar o uso da informação à cultura organizacional das instituições governamentais, utilizando-a como instrumento de apoio à ação daqueles que ocupam postos gerenciais, técnicos e administrativos.

A Fundação Seade, com a divulgação dos resultados da série da PMU, também presta contas às prefeituras que contribuem para a realização desta pesquisa e retribui o apoio recebido de diferentes instituições parceiras – todas empenhadas em ressaltar a importância dos municípios como agentes da modernização e da democratização da gestão pública ao longo da década.

Mais informações no site www.seade.gov.br