Municípios do Vale do Paraíba participam de curso da Defesa Civil do Estado preparatório para o Plan

nd

ter, 06/11/2001 - 14h47 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 7, municípios do Vale do Paraíba participam do curso da Defesa Civil do Estado preparatório para o Plano de Contingência para Enchentes e Escorregamentos de Terra. O curso será ministrado a partir das 8 horas no Auditório da Refinaria ‘Henrique Lages’, Petrobrás de São José dos Campos. Para complementar o treinamento, a Regional de Defesa Civil estará realizando palestras e um exercício simulado de emergência química na quinta-feira, dia 8, a partir das 10 horas no mesmo local.

Entre os principais objetivos do curso estão a capacitação das equipes municipais que atuarão nas emergências durante a ‘Operação Verão 2001-2002’ e o treinamento das técnicas de primeiros socorros e de abordagens em vazamentos e derramamentos de produtos perigosos.

A idéia é que os profissionais estejam aptos para orientar e garantir a integridade da comunidade em situações de risco. Além disso, este trabalho da Defesa Civil também busca promover e incentivar a integração entre órgãos públicos, privados e a comunidade da região.

A iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Polícia Militar do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Concessionária Nova Dutra, Rede Integrada de Emergências de São José dos Campos (RINEM), escolas estaduais e associações de moradores da região, além de empresas privadas.