Municípios da região de Ribeirão Preto ganham reforço no policiamento com 56 viaturas

Durante o evento o governador assinou convênios que vão beneficiar 23 municípios

sáb, 12/02/2005 - 15h16 | Do Portal do Governo


Os municípios da região de Ribeirão Preto foram beneficiados neste sábado, dia 12, com a entrega de 56 viaturas para as polícias Civil e Militar.

Durante o evento, realizado no centro de Ribeirão Preto, também foram assinados convênios, por intermédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no valor de R$ 1.808.408 milhão que vão beneficiar 23 municípios. Alckmin autorizou o preenchimento de 12 vagas para médicos para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

O governador entregou no município viaturas Blazer para o novo modelo de policiamento, a Força Tática, que são quatro homens fortemente armados fazendo o policiamento. ‘Em Ribeirão Preto já tem a Força Tática e agora levaremos este novo modelo de policiamentos para Sertãozinho, Bebedouro e Jaboticabal para fazer operações especiais junto com o planejamento da nossa polícia,’ disse o governador.

Ele informou que no ano 2000 houve 43 mortes por 100 mil habitantes em Ribeirão Preto, 34 mortes em 2001, 26 em 2002, 13 mortes em 2003 e o ano passado 10,5. ‘Agora o nosso objetivo é reduzir para menos de 10,’ destacou.

As viaturas para Polícia Militar atenderão as cidades de Ribeirão Preto (12 viaturas), Altinópolis (1), Américo Brasiliense (1), Araraquara (4), Barrinha (1), Brodowski (1), Cajuru (1), Cravinhos (1), Descalvado (1), Guariba (1), Ibaté (1), Ibitinga (1), Itápolis (1), Jaboticabal (3), Jardinópolis (1), Matão (3), Monte Alto (1), Morro Agudo (1), Orlândia (1), Pontal (1), Porto Ferreira (3), Santa Rita do Passa Quatro (1), Santa Rosa de Viterbo (1), São Carlos (3), Serrana (1), Sertãozinho (4) e Taquaritinga (1).

As cidades que receberam seis viaturas para a Polícia Civil são: Ribeirão Preto (1), Itápolis (1), Porto Ferreira (1), Pradópolis (1), Santa Rosa de Viterbo (1) e Sertãozinho (1).

Alckmin informou que o governo vai entregar mais 901 carros para todo o estado de São Paulo para a Polícia Civil e Científica

Sobre os convênios assinados para financiamento de ações de desenvolvimento social e melhoria da qualidade de vida, o governador informou que esse montante liberado hoje é descentralizado. ‘É para as prefeituras e entidades, como Lar da Criança, jovens, idosos, pessoas portadoras de deficiência, migrantes e população de rua, que são os nossos melhores parceiros, que é a sociedade civil organizada.

O acordo foi assinado com 616 municípios do Estado até o final deste mês no valor total de R$ 55 milhões. O convênio único agiliza o setor administrativo tanto para o Estado quanto para os municípios, possibilitando que as prefeituras elaborem projetos de acordo com os problemas sociais locais.

Apresenta duas modalidades de atendimento, a Proteção Social Básica que inclui a assistência em meio aberto a todos os segmentos sociais – crianças e adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais, com ações de natureza emancipatória e a Proteção Social Especial com ações de acolhimento e abrigamento do mesmo público, quando em situação de risco pessoal. As cidades beneficiadas serão: Ribeirão Preto, Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antonio, Monte Alto, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antonio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.

Estavam presentes no evento o Prefeito Welson Gasparini (PSDB), os Secretários, de Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, de Desenvolvimento Social, Maria Helena de Castro, da Agricultura e Abastecimento, Antônio Duarte Nogueira, além de prefeitos e vereadores e deputados da região.

Macedo Júnior – Cristiano Matsuda