Município de São Paulo recebe mais 43 novas escolas do Governo do Estado

Serão beneficiados quase 60 mil alunos nas 557 salas de aula criadas

qui, 31/01/2002 - 15h06 | Do Portal do Governo


Serão beneficiados quase 60 mil alunos nas 557 salas de aula criadas

Estudantes da Capital paulista passaram a contar nesta quinta-feira, dia 31, com mais 43 novas escolas da rede estadual de ensino, totalizando 557 salas de aula. O governador Geraldo Alckmin esteve na Escola Estadual Águia de Haia l, em A. E. Carvalho, Zona Leste da cidade, para descerrar as placas de todas as novas unidades.

As novas salas de aula serão divididas em 24 escolas da Zona Sul (293), 14 escolas na Zona Leste (210), quatro escolas na Zona Norte (40) e uma escola na Zona Oeste (14). O investimento foi de cerca de R$ 600 mil em cada unidade. Cerca de 50% dessas escolas são pré-moldadas, em decorrência de estarem localizadas em terrenos irregulares, que não permitem a escavação necessária para uma obra em concreto.

De acordo com a secretária de Educação, Rose Neubauer, existem mais 137 escolas em construção no Estado, sendo 17 na Capital. Segundo a secretária da Educação, essas escolas devem entrar em funcionamento a partir do segundo semestre.

O governador destacou que as escolas serão abertas aos sábados e domingos para atividades culturais e esportivas, podendo ser utilizadas por toda a comunidade.

Durante o evento ele autorizou a construção de uma cobertura na quadra da Escola Águia de Haia I. Lembrou também que estão sendo construídas quatro escolas do Programa de Ensino Profissionalizante – PROEP, na Zona Leste, e que a partir de fevereiro começa a funcionar a Faculdade de Tecnologia – Fatec, a primeira faculdade pública da região.

Alckmin destacou também que está em negociação com a Secretaria para colocar policiais na zeladoria das escolas, garantindo que não sejam invadidas, pichadas ou destruídas. Segundo a secretária da Educação, 80% das escolas estaduais têm zeladoria e algumas já contam com policiais fazendo a segurança.

Com as novas unidades inauguradas hoje, sobe para 571 o número de escolas do ensino médio e fundamental entregues pela atual gestão. Além dos novos prédios, foram ampliadas 1.152 escolas e realizadas 11.664 reformas. Ao todo foi investido R$ 1,6 bilhão pelo Governo.

Gláucia Basile