Município de Piraju passa a ser Estância Turística

nd

sex, 05/07/2002 - 19h16 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, dia 5, a Lei que transforma o município de Piraju, localizado na região de Avaré, em Estância Turística.

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rui Altenfelder, Piraju preencheu todos os requisitos exigidos por lei para ser enquadrado como estância.

Entre elas, os serviços de infra-estrutura. Piraju possui 100% de tratamento e abastecimento de água, esgoto sanitário, energia elétrica, limpeza pública e coleta de lixo. Outros fatores para a qualificação do município são a densidade populacional, ter área rural e urbana e, principalmente, instrumentos de turismo, como atrações naturais.

Piraju conta com cachoeiras, lagos, margens e vales que o constituem como um dos trechos mais atraentes do Paranapanema. Além disso, é dotado de grande extensão de área verde com praças imensamente arborizadas. Uma das características marcantes da região é o potencial para a prática do esporte náutico, sendo conhecido como a cidade da canoagem.

Seu parque industrial é composto por empresas não poluentes. A cidade possui mais de 95% de ruas pavimentadas, além de cinco hotéis e duas pousadas.

O prefeito do município, Maurício de Oliveira Pinterich (PSDB), disse que há 40 anos Piraju luta para obter esse reconhecimento do Estado. Ao tornar-se estância, o município passa a contar com investimentos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, tanto para incrementar o turismo local, como para divulgar seus atrativos turísticos.

Rui Altenfelder disse ainda que como estância, Piraju passa a contar com a estrutura da Secretaria para a elaboração de novos projetos e convênios; da Educação para o trabalho por meio do Centro Paula Souza, que oferece a formação de profissionais do turismo; da estrutura do Sebrae São Paulo que estará apoiando, principalmente, os microempresários da região; e da Nossa Caixa que possui uma de linha de crédito para os pequenos empresários da área de turismo.

Gláucia Basile