Município de Ilha Solteira vai receber mais de R$ 600 mil do Governo do Estado para obras nas áreas

Moradores da cidade receberam hoje benefícios nos setores da Habitação e Segurança Pública

sáb, 04/08/2001 - 15h49 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin elogiou muito a beleza de Ilha Solteira, município da região de Andradina, onde esteve na tarde deste sábado, dia 4, para sortear moradias populares e entregar uma base comunitária da Polícia.

Foram sorteadas 60 moradias populares da Companhia de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (CDHU), que administra o maior programa habitacional existente no País. As unidades estão sendo construídas pelo programa Empreitada Global, em que os empreendimentos são viabilizados por concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. Alckmin disse que se a prefeitura conseguir um terreno, ele autoriza a construção de mais casas.
Do total das unidades, 7% são destinados a famílias com algum membro portador de deficiência e outros 5% a idosos, como determinam dois programas especiais criados na administração Mário Covas-Geraldo Alckmin. Anteriormente, eram destinados 5% nos dois casos. É o único programa de moradia popular do País que contempla até quem ganha um salário mínimo. Somando-se todos os programas da CDHU, como Empreitada Integral, Mutirão, Cortiços e Urbanização de Favelas, a empresa realizou o sonho da casa própria para 139.671 famílias, de 1995 até hoje, recorde histórico na comercialização de moradias populares no País.

O primeiro sorteado de hoje foi o aposentado Antônio Liobino de Oliveira, 79 anos. Viúvo, mora de favor e ficou muito emocionado com a futura casa. “Esse Governo pensa na gente, ele valoriza as pessoas de idade.”

Ao entregar a base comunitária fixa da Polícia Militar, Alckmin disse que “Ilha Solteira é uma cidade linda e privilegiada, pois tem baixos índices de criminalidade”. A base terá uma viatura à disposição e efetivo composto de cinco policiais.

Segundo o secretário-adjunto da Segurança Pública, Mário Papaterra Limongi, a base inaugurada hoje recebeu liberação de verbas há quase um ano, quando Mário Covas esteve na cidade. “É mais uma tarefa cumprida que foi deixada por Mário Covas”, afirmou Papaterra emocionado.

O prefeito Dilson César Moreira Jacobutti (PSDB) agradeceu a visita do governador e pediu um microscópio eletrônico para cirurgias oftálmicas ao Governo do Estado. Alckmin autorizou a compra do equipamento que será utilizado pela Associação Hospitalar de Ilha Solteira (AHISA) em operações de catarata no município e região. Jacobutti pediu também a instalação de um Posto de Saúde no conjunto habitacional onde estão sendo construídas as moradias da CDHU e foi inaugurada a base comunitária da Polícia. O governador também atendeu a esse pedido e liberou mais R$ 614.939,00 para a construção de um camping e outras obras ligadas à cultura, ao lazer e ao turismo, que é o forte do município.

Hoje ainda o governador estará nos municípios de Pereira Barreto e Pompéia.

Gláucia Basile / Ercília Della Méa