Município de Capão Bonito ganha Escola Técnica Estadual

Governador liberou R$ 2,2 milhões para obras de infra-estrutura do município

dom, 17/04/2005 - 0h52 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, dia 17, em Capão Bonito, a Escola Técnica Estadual (ETE) “Dr. Celso Charuri”.

A ETE de Capão Bonito está instalada em um terreno de 24.105,16 m2, localizada na avenida Péricles de Freitas. O prédio possui 13 salas de aula, dois laboratórios de Informática e um de Construção Civil, duas quadras poliesportivas e estacionamento para 80 veículos, entre outras dependências, totalizando mais de 3 mil m2 de área construída.

Em fevereiro deste ano foi realizado o primeiro vestibulinho, que teve mais de 1.100 candidatos concorrendo a 240 vagas oferecidas para os cursos de Administração, Edificações e Informática.

As amigas Mayara da Cunha Piscki e Daiane Cristina da Silva, ambas com 18 anos, foram algumas das aprovadas. Elas moram em Ribeirão Grande, que fica pouco mais de 10 quilômetros de Capão Bonito, e comemoram o fato da nova ETE ficar no município próximo ao delas.

‘Foi muito bom conseguirem trazer curso técnico para cá’, afirmou Daiane, que optou pelo curso de Informática. Ela disse que se a ETE de Capão Bonito não existisse, precisaria buscar formação técnica em Itapeva ou Itapetininga. Já Mayara, que faz o curso de Administração, elogiou os professores. ‘Eles são muito bons’, afirmou.

O prefeito José Carlos Talarico Júnior informou que Capão Bonito é 630º em escolaridade, entre os 645 municípios do Estado. ‘Com a chegada da ETE e mais investimentos na educação, poderemos inverter estes números’, informou.

De acordo com o governador, a implantação de uma escola profissionalizante deverá auxiliar na mudança da região, que tem grande potencial de desenvolvimento.

A ETE de Capão Bonito foi construída com a parceria da Prefeitura, que doou o terreno, e da Central Geral do Dízimo (Pró-Vida), instituição sem fins lucrativos que ficou responsável pela construção e equipamentos dos laboratórios da escola. Ao Governo do Estado coube toda a parte acadêmica e a manutenção da ETE. As obras tiveram início em julho de 2004 e foram concluídas em fevereiro deste ano, criando mais de 100 empregos temporários.

Alckmin autorizou ainda o recapeamento de 30 quilômetros da SP-258, no trecho que liga os municípios de Capão Bonito e Buri, no valor de R$ 2,2 milhões. Ele também autorizou o repasse para entrega de um ônibus para transporte escolar e de uma ambulância zero Km para o município de Capão Bonito.

O governador destacou que o município é um dos maiores do Estado em extensão territorial, com 1.600 Km².

Ribeirão Grande

Na noite de sábado, Alckmin esteve no município de Ribeirão Grande, onde visitou a prefeitura e a Escola Estadual Oscar Kurtz Camargo. Ele destacou que a prioridade número um do Estado é a educação e anunciou o repasse destinado à compra de um microônibus para transporte escolar ao município.

O governador também autorizou a construção de um Centro de Convivência para Terceira idade e entrega de uma ambulância a Riberião Grande.

Cíntia Cury – Cristiano Matsuda