Mulheres com pedido médico de mamografia poderão fazer o exame neste sábado

Mutirão será realizado em 300 unidades de saúde, das 8 às 17 horas

qui, 05/05/2005 - 14h28 | Do Portal do Governo

Mulheres que já tenham pedido médico para a realização de mamografia (exame para a detecção do câncer de mama) poderão fazer o exame gratuitamente neste sábado, dia 7. Durante todo o dia, das 8 às 17 horas, 300 unidades de saúde espalhadas por 128 municípios do Estado vão realizar um mutirão para zerar a fila de espera. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin, durante cerimônia de lançamento do Guia Saúde do Bebê, no Hospital Maternidade Interlagos, na zona sul da capital.

As mulheres poderão procurar qualquer unidade de saúde que estiver participando do mutirão. Elas não precisarão ir à unidade onde o exame foi originalmente marcado (se já estiver marcado). Serão aceitos todos os encaminhamentos médicos para mamografia, mesmo os que tenham sido emitidos por clínicas particulares. A expectativa é realizar 12 mil exames durante o sábado.

“Se alguém não conseguir fazer o exame no sábado, já será marcado imediatamente”, explicou o governador. Os casos não atendidos neste sábado serão agendados para a próxima semana, no dia 14. Por isso é importante que todas as mulheres que tiverem encaminhamento médico procurem os hospitais no dia do mutirão.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o objetivo da ação é atender as mulheres que receberam solicitação médica do exame e ainda não conseguiram marcá-lo ou marcaram para um prazo muito longo (cerca de 30 ou 60 dias).

O governador ressaltou que vão participar do mutirão todos os hospitais estaduais que têm mamógrafo. “Só os psiquiátricos e infantis não contam com esse equipamento”, disse. Das 300 unidades de saúde envolvidas na ação, 218 unidades atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 82 são particulares. Para saber mais sobre as unidades que participam do mutirão, basta telefonar para 150, na capital, ou (11) 3066-8359, 3066-8349 ou 3066-8684 em outras regiões do Estado.

As unidades de saúde que vão participar da ação estarão com identificação e terão também a lista de hospitais vizinho.

Cíntia Cury