Mostra: Mis apresenta exposição Retratos Urbanos

Mostra fica em cartaz até o dia 11 de janeiro

dom, 14/12/2003 - 18h09 | Do Portal do Governo

Museu da Imagem e do Som (MIS) é palco da exposição Retratos Urbanos. A mostra, que fica em cartaz até o dia 11 de janeiro, reflete a imagem do espaço urbano pensada e trabalhada por jovens entre 15 e 21 anos, freqüentadores das oficinas de artes visuais, grafite, fotografia e vídeo do Programa de Formação de Agentes Comunitários, da Fundação Gol de Letra.

Na exposição, um barraco em tamanho natural, construído a partir de restos de materiais encontrados pela moçada, retrata a visão, ao mesmo tempo realista e poética, deste hábitat criado pelo homem urbano. As pessoas que ocupam esse espaço são retratadas por meio de imagens de atividades cotidianas de esporte, lazer e trabalho.

Os protagonistas são pedreiros, costureiras, marceneiros…
Os moradores da Vila Albertina, local onde se localiza a Fundação Gol de Letra, interagem com os meios de comunicação e, em especial, com a televisão, objeto de estudo, debate e produção de curtas, com o intuito de reproduzir sua influência no cotidiano da comunidade.

Donos de uma cultura própria e peculiar, é pelo olhar do grafite que muitos jovens expressam seus pontos de vista sobre o ambiente e a cidade em que vivem.

Fundação Gol de Letra

Idealizada em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, a Fundação Gol de Letra tem por finalidade investir na formação ampla de crianças e adolescentes. Utiliza diversas linguagens para auxiliar o crescimento individual e coletivo.

Abriu suas portas em agosto de 1999, na Vila Albertina, zona norte da capital, num prédio cedido pelo governo do Estado, com atividades de complementação escolar para crianças com idades entre 7 e 14 anos. Para essa faixa etária, a Fundação desenvolve projetos (artes plásticas, dança, teatro, leitura e escrita, informática e esportes) utilizados para estimular o prazer de aprender e de transformar a realidade.

Para os adolescentes há oficinas de vídeo, hip hop, teatro e fotografia, que têm o objetivo de fazer com que os jovens pesquisem a história do bairro e transformem as novas descobertas em expressões artísticas. Em setembro de 2001, a Fundação criou uma unidade em Niterói (RJ).