Mostra: Mêtrô expõe obras do santeiro Dito Pituba

Exposição vai até o dia 30 de maio na Estação Tiradentes

ter, 30/03/2004 - 15h34 | Do Portal do Governo

Até o dia 30 de maio, os usuários da Estação Tiradentes do Metrô terão a oportunidade de conhecer o trabalho do santeiro paulista Dito Pituba. Suas obras pertencem ao acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), que fica na Rua Jorge Miranda, 43, próximo à Estação Tiradentes.

Além da exposição de Dito Pituba, as pessoas interessadas em visitar todo o acervo do Museu podem obter um desconto de 75%. Até o final de maio, os ingressos, que custam R$ 4,00, saem por apenas R$ 1,00 para quem utilizar o Metrô como meio de transporte, pois os cupons de desconto estão sendo distribuídos por monitores do MAS na Estação Tiradentes após a passagem pela linha de bloqueios, de terça a domingo das 11h às 19 horas, horário de funcionamento do Museu.

É a segunda vez que o Metrô e o MAS fazem essa promoção. Entre 13 de dezembro de 2003 e 31 de janeiro de 2004, uma exposição de presépios deu início à parceria que transforma a Estação Tiradentes numa espécie de ala do MAS. A idéia, que surgiu face à proximidade entre os espaços, é levar um pouco do acervo do museu aos cerca de 19 mil usuários diários da estação.

Dito pituba

O santeiro Benedito Amaro de Oliveira, o Dito Pituba, nasceu no dia 15 de janeiro de 1848 na cidade paulista de Santa Isabel. Viveu num sítio, onde teve contato com o barro através da pequena olaria do pai. Começou sua produção aos 22 anos, com imagens de diversos tamanhos, moldadas de “paulistinhas” em barro queimado ou cru.

Apesar de ter sido um cidadão letrado, raramente datava e assinava sua peças, sendo um dos últimos santeiros populares nascido no Estado de São Paulo. Mudou-se para a cidade, o que lhe proporcionou o conhecimento de outras técnicas na confecção de suas obras. Morreu em 1923.