Mostra: Começa exposição no Hospital do Servidor para humanização da cura

A História da Terra é terceira mostra realizada no HSPE, com o objetivo de recuperar a auto-estima dos pacientes

seg, 14/07/2003 - 16h27 | Do Portal do Governo

Até o final do mês, pacientes, visitantes e funcionários do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) poderão apreciar exposição sobre a História da Terra. Essa é uma das atividades integrantes do programa de humanização ‘Convalescença pela Arte’, implantado há três meses pelo novo superintendente do instituto, médico Mílton Flávio Marques Lautensclager.

Essa é a terceira mostra realizada no hospital. A primeira abordou o tema ‘História do Cinema Brasileiro’ e a segunda, o ‘Feminismo no Brasil’. A História da Terra desde sua formação (há 15 bilhões de anos com o Big Bang) está retratada em 20 painéis. O Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado produziu o material em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Na exposição, há informações sobre o atual sistema solar, minerais, meteoritos, placas tectônicas, entre outras.

‘Convalescença pela Arte é uma forma de cura em que a cultura é ponto fundamental’, afirma o curador, médico José Antônio Jordão de Araújo Ribeiro Neto, também coordenador do programa.

As diversas atividades de humanização destinam-se a pessoas de todas as idades, desde aquelas em tratamento pediátrico, vascular, clínica médica até geriátrico. Os funcionários e internados da instituição também participam.

Coro de anjos

No início deste mês, 16 pacientes foram à Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes, assistir ao concerto musical sob a regência do maestro Abel Rocha. Quando o Collegium Musicum de São Paulo – Concerto Coral começou, o assistido João de Barros, da Clínica Vascular, afirmou que era o ‘coro de anjos’.

Para a assistente social Sandra Maria Silva, coordenadora do Programa de Atenção ao Idoso, e Ana Maria Rodrigues, da Gestão de Pacientes, que os acompanhou, foi uma experiência positiva: ‘Eles amaram tudo: a Praça Júlio Prestes, o concerto. E isso é muito importante, porque se não fosse desse modo talvez eles nunca fizessem o passeio’, disse Sandra. ‘Apesar da simplicidade, o encantamento do passeio vale cada momento’, declarou Ana Maria.

Anteriormente, os pacientes visitaram a exposição da China, no Parque do Ibirapuera.

Samba, cinema e teatro

Os funcionários do hospital criaram um grupo de samba e se apresentam toda sexta-feira nas repartições do hospital. A ala pediátrica recebe outra banda musical, em que expressam por meio de canções, paródias sobre a instituição. Além disso, esse pessoal também pode participar de aulas de teatro. ‘Por meio da arte, mexemos com a emoção das pessoas. As relações humanas tornam-se melhores e resgatamos a auto-estima e a alegria de todos’, ressalta o médico.

Há também o cine hospital. Às quartas-feiras os pacientes podem assistir a documentários e filmes que eles próprios sugeriram previamente. Durante a semana, o entretenimento fica por conta de uma oficina de palhaço. ‘A presença maciça é da terceira idade’, conta. Nos entretenimentos programados semanalmente, a estimativa é a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre doentes, acompanhantes e funcionários.

Jordão avalia os resultados com satisfação: ‘As atividades interferem na qualidade de vida de todos, para que recebam tratamento médico de forma global’. Afirma que o hospital analisa parcerias com secretarias de Estado para possibilitar, futuramente, outras ações visando a ampliar a humanização hospitalar.
O programa ‘Convalescença pela Arte’ conta com o apoio de 97 voluntários, que ajudam na coordenação dos entretenimentos, auxiliam as crianças internadas e em tratamento e contam histórias.


– Interessados podem inscrever-se como voluntários até 24 de julho, pessoalmente, no HSPE – Rua Pedro de Toledo, 1.800.

– Procurar a AVOHSPE (Associação dos Voluntários do HSPE) – 1º andar, sala 166. Atendimento de segunda a quinta-feira, das 9h às 12 horas, ou no Núcleo de Atendimento ao Cliente – sala 168, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19 horas. Outras informações: telefone 5088-8210.

Viviane Santos – Da Agência Imprensa Oficial
-C.M.-