Moradores do Jardim Irene terão área esportiva e acesso gratuito à internet

Parceria entre o Estado e a Fundação Cafu levará os benefícios ao bairro onde morou o jogador pentacampeão mundial de futebol

seg, 09/06/2003 - 16h16 | Do Portal do Governo


Parceria entre o Estado e a Fundação Cafu levará os benefícios ao bairro onde morou o jogador pentacampeão mundial de futebol

Após ficar conhecido pelo mundo todo com a homenagem do jogador Cafu na conquista da Copa do Mundo de 2002, o bairro Jardim Irene, periferia da Zona Sul de São Paulo, vem conseguindo vitórias importantes para a comunidade. Uma parceria entre o Governo do Estado e a Fundação Cafu irá levar áreas de esporte e recreação para os moradores e um centro de acesso gratuito à internet, o Infocentro.

Até o mês de dezembro deste ano será inaugurada a sede da Fundação Cafu, com 2 mil metros quadrados, onde cerca de 250 jovens, de 7 a 17 anos, terão acesso a diversas modalidades esportivas, cursos profissionalizantes e oficinas culturais. No local, o Estado está colaborando com a construção de uma quadra poliesportiva coberta, com investimento de R$ 116 mil.

Maior do que a expectativa de aparecerem novos craques no bairro é a necessidade de oferecer oportunidades para a população carente do Jardim Irene. O governador Geraldo Alckmin e o pentacampeção mundial Cafu vistoriaram as obras no bairro nesta segunda-feira, dia 9.

Para o jogador, que viveu sua infância no local e escreveu “100% Jardim Irene” na camiseta que usou ao conquistar o título mundial no ano passado, ações como esta são fundamentais para a garotada. “Eles precisam saber que há pessoas que estão à disposição deles e acreditam que eles possam chegar muito mais longe do que esperam”, observou.

Alckmin também destacou a importância de levar esporte e lazer para bairros afastados. Segundo ele, os índices da Secretaria da Segurança Publica mostram que a criminalidade cresce nos fins de semana, quando as pessoas estão com tempo ocioso. “Aumenta, principalmente, o número de homicídios, com casos ligados a álcool e droga. Isso acontece porque falta lazer e entretenimento”, disse, acrescentando que quando há locais disponíveis para a prática de esportes, cultura e educação orientada é possível afastar as pessoas das drogas. Cafu também defendeu essa posição. “A garotada fica o dia inteiro sem fazer nada e isso é um passo para desviar do caminho correto”, analisou.

Infocentro e piscinões

Ao lado da sede da Fundação Cafu, o Governo do Estado implantou uma unidade do Infocentro, que oferecerá acesso gratuito a computadores e à internet. São dez micros já instalados no local, que dentro de 15 dias estarão à disposição de todos os moradores. O Infocentro também foi vistoriado pelo governador e por Cafu.

Ainda no bairro, Alckmin visitou um campo de futebol de terra, onde Cafu alegrava a platéia há mais de 15 anos. O jogador lembrou de uma partida na qual deu sete chapéus seguidos nos adversários sem deixar a bola cair no chão. “É importante essa exemplaridade. O Cafu voltando para ajudar sua comunidade e a população podendo vê-lo de perto novamente”, afirmou o governador.

Alckmin lembrou que ao lado deste campo passa um córrego da bacia do Pirajussara, onde o Estado já construiu piscinões que estão evitando a ocorrência de enchentes. Também informou que está em estudo a implantação de um muro de arrimo no local, para evitar que o córrego ganhe espaço junto ao campo de futebol.

Rogério Vaquero