Moradores do bairro de Itaquera passam a ter acesso gratuito à Internet

Governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, dia 20, mais uma unidade do Infocentro

sáb, 20/10/2001 - 13h13 | Do Portal do Governo


Mais um bairro carente da Zona Leste de São Paulo recebeu neste sábado, dia 20, uma unidade do Infocentro. Cerca de 185 mil moradores de Itaquera passam a ter à disposição um local que oferece acesso gratuito à internet, equipado com dez computadores e uma impressora. Os Infocentros fazem parte do Programa Acessa São Paulo, lançado pelo Governo do Estado, que já colocou 19 pontos em funcionamento na Capital.

Essa nova unidade foi entregue neste sábado, dia 20, pelo governador Geraldo Alckmin e está localizada no Jardim Lapena, bairro de Itaquera.

O objetivo do Governo é combater a exclusão digital, um problema que vem crescendo em todo o mundo nos últimos anos. Segundo informações do instituto de pesquisas Ibope, em maio de 2000 apenas 2% da população paulista das classes D e E tinham oportunidade de contato com computadores.

‘É o instrumento mais moderno de Educação pois possibilita as comunidades carentes terem acesso a tudo que existe no mundo através da rede de computadores’, afirmou o governador.

A meta do Governo do Estado é dar acesso à internet para cerca de 3,5 milhões de pessoas até o fim de 2002, representando um salto de 2% para 50% no número de cidadãos atendidos, entre as pessoas de baixa renda. Para isso, serão implantados 60 Infocentros na Capital e outros 64 no Interior do Estado.

‘Esses computadores não são somente para os jovens, podem ser usados por toda a população do bairro, inclusive a terceira idade.’, disse Alckmin’.

Cada usuário do Infocentro tem direito a utilizar os equipamentos por 30 minutos diários, orientados por dois monitores treinados pela Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. São as pessoas da comunidade que escolhem suas prioridades. Fazer o próprio curriculum vitae e enviá-lo a empresas, conhecer sites relacionados à busca de emprego e qualificações profissionais, ter acesso aos serviços do Poupatempo e do Detran são algumas das prioridades. Os usuários também são orientados a criar uma conta pessoal de e-mail.

O secretário adjunto do Governo e Gestão Estratégica, Dalmo do Valle Nogueira Filho, lembrou que só 15% da população da Grande São Paulo tem acesso à Internet. ‘Com o Infocentro esperamos reverter esse quadro dando às comunidades carentes o acesso à comunicação, à informação e aos serviços públicos eletrônicos’, completou o secretário.

O programa conta com a parceria de empresas privadas, como a Microsoft e a Lotus que entram com os softwares, a Telefônica que doa o speed, e a Nexans com os cabos. Também apoiam o projeto o Banespa, a Prodesp, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, ONGs e a Escola do Futuro.

Para obter mais informações o telefone de contato é (0XX11) 3745-3814