Moradores de Vargem Grande passam a contar com água encanada

Inauguração do sistema de abastecimento foi realizada nesta sexta-feira, dia 7, pelo governador Alckmin

sex, 07/03/2003 - 15h27 | Do Portal do Governo


Inauguração do sistema de abastecimento do bairro foi realizada nesta sexta-feira, dia 7, pelo governador Geraldo Alckmin

As famílias residentes do bairro Vargem Grande, localizado na periferia da Zona Sul da Capital, já estão se cadastrando junto à Sabesp para receber água tratada nas residências. Até a manhã desta sexta-feira, dia 7, quando o governador Geraldo Alckmin realizou a inauguração oficial do sistema de abastecimento do bairro, 59 casas já estavam ligadas à rede e outras 300 famílias tinham solicitado a ligação.

O secretário de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce, destacou que os 20 mil moradores de Vargem Grande devem se cadastrar o mais rápido possível. O cadastramento tem de ser feito com a Agência de Atendimento da Sabesp do Grajaú. O telefone para contato é o 5925-3284. A agência fica na Avenida Belmira Marin, nº 2.040, no bairro do Grajaú. ‘É fundamental que todos possam contar com esse benefício, que traz comodidade e, principalmente, saúde para um importante bairro da Capital’, disse.

A qualidade da água fornecida pela Sabesp é avaliada periodicamente para evitar a presença de micróbios que possam infectá-la. Segundo Alckmin, isso é fundamental pois muitas vezes a água tem uma boa aparência, mas contém micróbios invisíveis que provocam diversos tipos de doenças no aparelho digestivo. ‘Além disso, é adicionado flúor na água para evitar a ocorrência de cárie na população’, afirmou.

O presidente da Associação Comunitária Habitacional de Vargem Grande (Achave), Sebastião Carlos Silva, parabenizou a luta da população pelas conquistas obtidas junto ao Governo do Estado. A associação entregou ao governador duas garrafas de água, uma com o líquido utilizado pelos moradores antes da inauguração da rede de abastecimento e outra com a água tratada. ‘A diferença de qualidade é visível’, comparou Sebastião Silva.

O líder comunitário também ressaltou que as obras de saneamento básico, chamadas de obras enterradas – pelo fato de serem feitas debaixo da terra -, estão sendo priorizadas pelo Governo do Estado. ‘São obras fundamentais, mas, por serem invisíveis aos olhos do público, muitas vezes ficam em segundo plano’, analisou.

Rede de esgoto e cobertura de quadra

Alckmin autorizou a cobertura da quadra poliesportiva na Escola Estadual Vargem Grande 2. Esta escola é aberta nos finais de semana para a realização do Programa Estadual Parceiros do Futuro, que desenvolve atividades de cultura e lazer para os moradores.

O governador também informou que o Estado irá incluir o bairro Vargem Grande no Programa do Banco Mundial (Bird) para implantação da rede de esgoto. ‘Vamos iniciar agora o Projeto Executivo. Com isso, quando o Bird autorizar a obra, a licitação poderá ser feita rapidamente’, explicou.

Localizada em uma área de preservação ambiental, Vargem Grande receberá ainda do Estado uma grande quantidade de mudas de árvores para a realização de plantio.

O líder Sebastião Silva lembrou que os moradores de Vargem Grande já tinham recebido diversos benefícios do Governo do Estado nos últimos anos, como Médico da Família; Infocentro; poços artesianos; duas escolas; Base Comunitária da Polícia; padaria comunitária; e o Programa Viva Leite.

Rogério Vaquero