Moradores da Zona Norte da Capital ganham Sala de Leitura

Inaugurado nesta terça, dia 10, no CIC-Norte, no bairro do Jaçanã, espaço já conta com acervo de mil livros

ter, 10/08/2004 - 20h08 | Do Portal do Governo


A importância da leitura para o desenvolvimento do cidadão foi ressaltado nesta terça-feira, dia 10, pelo governador em exercício, Cláudio Lembo, durante a inauguração da Sala de Leitura no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Norte, no bairro do Jaçanã. “A leitura faz com que cada um abra seu caminho. Reflita, tenha opiniões próprias e não se sinta fragilizado e conduzido.”

Esse é o terceiro dos sete CICs do Estado que passa a contar com uma Sala de Leitura. E já abre com mil exemplares, duas estantes e voluntários. O próximo será o da Zona Leste e a Casa da Cidadania. “Até o fim do ano, serão oito CICs e todos terão Salas de Leitura”, afirmou o Secretário da Justiça e de Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes.

“Vamos levar o livro para perto da população, para que se crie na criança, no jovem e no adulto o hábito de se ler por prazer”, afirmou a secretária da Cultura, Cláudia Costin, que acrescentou: “também inauguraremos uma Sala de Leitura na Estação Paraíso de Metrô.”

A parceria entre as secretarias da Cultura e da Justiça faz parte do programa “São Paulo um Estado de Leitores”. Ele foi criado no ano passado pelo governador Geraldo Alckmin e promove a abertura de bibliotecas em regiões periféricas das cidades. “Até o fim do ano, São Paulo será o primeiro Estado do País a ter bibliotecas em todos os municípios”, lembrou Cláudia Costin.

Para Alexandre de Moraes, as Salas de Leituras nos CICs interam a idéia de cidadania que o próprio Centro de Integração traz. Além de oferecer inúmeros serviços gratuitos à população, fará com que ela tome gosto pelos livros e passe o hábito para filhos e netos. “Teremos um salto em cultura e na qualidade de vida das pessoas”, enfatizou.

Voluntários

Os voluntários Alex Barreto e Gislene Silva Domingues, ambos de 14 anos, alunos da 8.ª série do ensino fundamental, estavam eufóricos com a novidade. “Aqui no bairro não tínhamos uma biblioteca, essa é a oportunidade que eu esperava”, disse a menina, que é apaixonada por livros infantis e romances. Já seu amigo Alex prefere livros de ficção e ação e disse que pretende ser professor. “Me sinto muito satisfeito, porque poderei ajudar muitas pessoas a tomarem gosto pela leitura.”

Os dois souberam da chegada da Sala de Leitura, se inscreverem e foram capacitados pela Secretaria da Cultura para trabalharem como voluntários atendendo à população que vai ao CIC.

As Salas de Leitura já são realidade nos CICs de Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos, em 50 postos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e em centros de recuperação da Secretaria da Saúde.

Para o acervo das salas são aceitas doações de livros em bom estado de conservação. Os livros podem ser deixados em caixas de coleta disponíveis em museus, teatros e oficinas culturais. Mais informações no site (www.leialivro.sp.gov.br).

Lilian Santos