Moradores da Lapa ganham uma unidade do Infocentro

Computadores estarão disponíveis para oferecer acesso gratuito à internet para toda a comunidade

qua, 02/04/2003 - 14h27 | Do Portal do Governo


Computadores estarão disponíveis para oferecer acesso gratuito à internet para toda a comunidade

Aprender a digitar textos, montar um currículo, trocar e-mail, manter contato com pessoas do mundo todo, participar de jogos e ter alcance a um universo ilimitado de informações. Tudo isso já está disponível para os moradores da Lapa, Zona Oeste da Capital. O bairro foi contemplado com uma unidade do Infocentro, que oferece acesso gratuito a microcomputadores e à internet.

A inauguração foi feita pelo governador Geraldo Alckmin e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, nesta quarta-feira, dia 2. Este é o 129º posto do Infocentro em funcionamento no Estado de São Paulo. Deste total, 67 estão na Capital, dois na Grande São Paulo e 60 no Interior.

Unidade especial

O Infocentro da Lapa conta com uma característica especial. No local, serão atendidos preferencialmente pessoas portadoras de deficiências. Para isso, a unidade conta com programas e softwares desenvolvidos especificamente para possibilitar o contato. Segundo Alckmin, este é o segundo Infocentro na Capital com estas peculiaridades. ‘Atualmente, saber informática é uma qualificação importante para conseguir emprego ou melhorar o desempenho escolar. Daí a necessidade de democratizar o acesso ao mundo digital’, afirmou.

Os portadores de deficiência visual que procurarem o Infocentro da Lapa contarão com o Virtual Vision, programa que transforma as palavras escritas em som e retorna ao usuário em forma de voz, por meio de um fone de ouvido. Para atender aos portadores de deficiência auditiva, os micros foram adaptados com o Dicionário de Libras, que apresenta um vídeo explicativo com a linguagem de sinais manuais.

Estrutura e horário de atendimento

A nova unidade conta com doze microcomputadores ligados à internet. Dois monitores contratados farão o atendimento aos usuários, dando orientações básicas, auxiliando na utilização dos equipamentos e preenchendo um cadastro de utilização dos computadores.

Daniel Mauro, 22 anos, é um dos responsáveis pelo atendimento. De acordo com ele, o acesso será permitido de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Cada usuário terá direito a 30 minutos de acesso. ‘Temos capacidade de atender de 100 a 120 pessoas diariamente’, destacou o monitor.

Ele disse que está sendo desenvolvida uma lista de sites interessantes para atrair os usuários que terão o primeiro contato com internet. ‘Vamos dividir em assuntos, como diversão, pesquisa, governo e humor’, afirmou.

Balanço

O coordenador do Programa Acessa São Paulo, Fernando Guarnieri, informou que em um ano e meio de lançamento do Programa foi possível alcançar 2,6 milhões de acessos em todo o Estado. Segundo ele, o objetivo é diminuir a exclusão digital em São Paulo. ‘Cumprimos a meta de cobrir todos os bairros da periferia da Capital e todas as regiões de Governo no Interior’, afirmou.

Estação Especial da Lapa

O Infocentro da Lapa está localizado dentro da Estação Especial da Lapa, onde são desenvolvidos diversos cursos voltados a pessoas portadoras de deficiência. A Estação é gerenciada pelo Fussesp e tem interfaces com as Secretarias de Estado e iniciativa privada, contando ainda com trabalhadores voluntários.

Alckmin lembrou que cerca de 1.200 alunos participam diariamente de cursos na Estação, sendo 70% portadores de necessidades especiais. ‘São cursos de construção civil, eletricidade, hidráulica, confeitaria, esportes e pintura. E, hoje, demos mais um passo importante, com a instalação do Infocentro.’

Rogério Vaquero