Moradores da favela de Heliópolis ganham biblioteca e cursos gratuitos em delegacia

Espaço cultural fica na área que era ocupada pela carceragem

ter, 01/03/2005 - 16h35 | Do Portal do Governo


Thaís de Moura Alves tem dez anos e nunca tinha entrado em uma delegacia. “Eu imaginava que era como nas novelas. Um monte de grades. Não sabia que uma delegacia podia ter essas salas”, surpreendeu-se Thaís, que assistiu à inauguração da biblioteca implantada na Delegacia de Heliópolis, na Zona Sul da Capital, nesta terça-feira, dia 1º, pelo governador Geraldo Alckmin. O que ela não sabe é que nessa área, até o ano de 2000, funcionou a carceragem, que tinha espaço para 40 presos e chegou a abrigar cerca de 200 detentos.

“A carceragem foi desativada e os presos foram encaminhados para Centros de Detenção Provisória. O local, que era uma carceragem inadequada, foi transformado em espaço cultural”, destacou Alckmin.

A biblioteca, que vai funcionar de segunda a sábado, das 9 às 17 horas, foi implantada com as parcerias da Secretaria da Segurança Pública, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Graças ao envolvimento de entidades da comunidade, o espaço também vai oferecer cursos de inglês, espanhol e computação. “Inscrições, agora, só em fila de espera”, informou uma das responsáveis pelo gerenciamento da biblioteca e dos cursos, Marlene Alves Sampaio. Ela faz parte da Jerusalém Ação Social, que atua no bairro há mais de 20 anos.

O acervo, que hoje conta com 1.500 títulos, dos quais 600 foram definidos por técnicos da Secretaria da Cultura, deverá crescer. “Estamos adotando esta biblioteca. Isso significa que doamos os livros que estão aqui, traremos mais e vamos envolver nossa entidade em atividades culturais, como palestras, encontros literários e contadores de história”, explicou o representante da Loja Maçônica David Iampolsky, Eliezer Kann.

As obras de adaptação do espaço foram realizadas pelo Banco Santander Banespa.

Marília Almeida da Silva Moura, de 13 anos, chegou cedo para acompanhar a inauguração e foi logo conferir o acervo. Ela conta que gosta de livros de aventura e já escolheu um para ler nos próximos dias. Marília mora e estuda nas proximidades da delegacia. “Vai ser bom ter uma biblioteca aqui. Antes, quando um professor pedia pesquisa, eu precisava sair pela vizinhança perguntando se alguém tinha os livros. Agora, poderei pegar emprestado aqui”, comemorou. Para a estudante, o fato da biblioteca ficar dentro da delegacia garante mais segurança aos freqüentadores.

Ela e Thaís aproveitaram a cerimônia para pegar autógrafo da cantora Wanessa Camargo, estrela da campanha publicitária do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria Estadual da Cultura. Ela, que cedeu os direitos de uso da imagem, incentivou as crianças a lerem. “Descobri que a leitura é uma das melhores formas de se conscientizar e de enriquecer a alma. Quanto mais vocês lerem, mais vão ficar inteligentes e capazes de mudar a vida de vocês. Então, leiam”, aconselhou.

De acordo com o governador, a desativação de carceragens de Distritos Policiais e cadeias é uma vantagem para a polícia, que deixa de tomar conta de presos e volta a exercer as funções de polícia investigativa e judiciária. Além disso, permite maior aproximação com a comunidade. Ele informou que iniciativas como a de Heliópolis serão levadas a outras delegacias. “O próximo DP a ter carceragem desativada será o 11º, em Santo Amaro. E nós vamos procurar reproduzir o que foi feito aqui”, destacou.

  • Leia mais:
    Favela de Heliópolis ganha biblioteca comunitária

    Cíntia Cury