Moradores da Favela Alba recebem alimentos e roupas

Ação faz parte da Semana da Cidadania, que termina no sábado, dia 24

qui, 22/11/2001 - 16h55 | Do Portal do Governo

Moradores da Favela Alba, na zona sul da Capital, vão receber, nesta sexta-feira, dia 23, alimentos e roupas. A distribuição será feita na Rua Alba, altura do número 930, e contará com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin. A ação faz parte da programação da Semana da Cidadania, promovida pelo Governo do Estado.

A Semana da Cidadania na Favela Alba começou na segunda-feira, dia 19, e termina no sábado, dia 24, com a emissão de carteiras de trabalho e de identidade. Nesta sexta-feira, a programação tem início às 9 horas, com orientação médica e odontológica aos moradores. A distribuição de 200 sacos de roupas e uma tonelada de macarrão será feita a partir das 10 horas. Às 14 horas, a comunidade local poderá assistir palestra sobre saúde.

A Alba já foi uma das favelas mais violentas de São Paulo. Ocupada pela Polícia Militar (PM), em abril deste ano, foi incluída no Programa de Ação Integrada em Áreas de Risco da Capital e Região Metropolitana. No local, foram instaladas bases comunitárias da PM, em serviço 24 horas por dia, e equipadas com ambulatórios para prestar atendimento médico e odontológico aos moradores. Atualmente, 12 secretarias de Estado atuam, de maneira integrada, promovendo ações sociais para fortalecer o espírito de cidadania e ressocialização da favela.

Entre as ações do Governo na Alba, estão a orientação médico-odontológica, distribuição de medicamentos, palestras educativas, oficinas, atividades esportivas e lúdicas para crianças e serviço de escrevedor de cartas para analfabetos e semi-analfabetos.

O programa leva em conta aspectos sociais e questões como saneamento básico, saúde, educação e opções de lazer existentes para serem aplicadas numa área de risco. A ação envolve o trabalho das Secretarias Estaduais de Segurança Pública; Assistência e Desenvolvimento Social; Justiça e Defesa da Cidadania; Emprego e Relações do Trabalho; Cultura; Transportes Metropolitanos; Agricultura; Juventude, Esportes e Lazer; Governo e Gestão Estratégica; Educação; Saúde e Habitação.

Cíntia Cury