Moradores da favela Alba ganham quadra de esportes e espaço comunitário

Ações policiais ao lado de ações sociais devolvem tranqüilidade a uma comunidade carente da zona sul da Capital

dom, 31/03/2002 - 18h26 | Do Portal do Governo


‘Este é um bom exemplo de ação policial conjugada com a ação social’, disse o governador Geraldo Alckmin ao entregar neste domingo, dia 31, a quadra esportiva e o espaço comunitário construídos pelo Estado na favela Alba, no bairro do Jabaquara, zona sul da Capital.

A quadra é coberta e possui 550 metros quadrados de área. Durante a inauguração, Alckmin autorizou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Gabriel Chalita, a instalar iluminação na quadra, para possibilitar à comunidade a prática de esportes também à noite. O espaço comunitário possui 85 metros quadrados distribuídos em dois andares com sala para aulas de informática e playground infantil. O projeto foi realizado pela Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, com investimento de R$ 140 mil.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin, anunciou a implantação de uma padaria artesanal na comunidade, para capacitar jovens e mulheres a aprenderem o ofício. Ela realizou a entrega para as 500 famílias da comunidade, de 2 mil caixas de macarrão, 500 quilos de arroz e 100 caixas de massa de tomate.

A favela Alba é palco de ações sociais do Governo desde abril de 2001, quando a Polícia Militar se instalou no local com bases comunitárias para prestar atendimento médico e odontológico à população. Alckmin ressalta que havia um problema grave de tráfico de drogas na comunidade. ‘Houve uma forte ação policial, a prisão de vários criminosos, a Polícia Militar ocupou toda a área e começou a fazer trabalho social’.

O coronel PM Pablo Moreira Campos, responsável pelo policiamento da região, disse que com a implantação do policiamento comunitário na favela Alba, com 15 policiais trabalhando 24 horas por dia e a prisão de traficantes, ‘a criminalidade praticamente zerou, a tranquilidade voltou e ganhamos a confiança dos moradores’.

A ação, que no início visava evitar que traficantes voltassem a dominar a favela, transformou-se em programa de Governo para o combate à violência em áreas de risco. A partir daí, diversos órgãos públicos se uniram para desenvolver um trabalho social integrado.

Entre eles o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, expedindo carteiras de identidade aos moradores, o Poupatempo, emitindo carteiras de trabalho, além das secretarias da Juventude, Esporte e Lazer, da Cultura, e da Agricultura, que cadastra famílias para a distribuição de leite e cestas básicas. Participam ainda do programa membros do Conselho de Segurança – Conseg, do Jabaquara, onde está localizada a favela, e órgãos ligados à Universidade de São Paulo – USP.

Takao Miyagui