Moradias: Governo paulista vai construir casas para índios guarani

nd

sex, 14/09/2001 - 9h15 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) vai construir 50 casas (ocas) para os índios Guarani, da aldeia do Rio Silveira, localizada em São Sebastião, litoral norte do Estado.

A CDHU repassará os recursos para a Prefeitura do município, mais de R$ 700 mil, e esta contratará uma empresa para executar a obra, por processo licitatório. As unidades serão construídas em alvenaria e blocos e os telhados serão de feixes de piaçava. A expectativa é de que a obra possa estar concluída no prazo de sete meses.

Em 1º de junho de 1998, o então governador Mário Covas assinou autorização para a CDHU elaborar um diagnóstico que apontasse as condições de moradia dos índios no Estado. Inúmeros encontros e consultas foram realizadas, desde esta data, com lideranças de várias tribos, que expuseram o que pretendiam em termos de habitação.

Assim chegou-se ao consenso de que cada tribo escolheria o material para erguer suas ocas, variando entre madeira, sapé ou alvenaria. Na aldeia do Rio Silveira serão erguidas 38 unidades, com 59,45 m2 de área construída e 12 com 48,64 m2. Atualmente, os indígenas residem em casas feitas de barro e pau-a-pique, cobertas de sapé e palha de guaritana.

Na aldeia já existe um posto médico da Funai e uma escola municipal de 1° grau prestando os serviços básicos e necessários na área da saúde e educação.

O posto médico funciona das 7h às 18h e conta com um médico, um dentista e um auxiliar de enfermagem. A escola tem três professores da rede municipal, que dão aulas para 76 crianças e outros três professores índios, possibilitando às crianças aprenderem o português e o guarani.

O objetivo do Governo de São Paulo é poder levar novas moradias para outras aldeias do Estado, sempre respeitando os costume indígenas. Os índios da aldeia Rio Silveira são mais de 200, trabalham com a confecção de artesanato, extração de palmito, vendidos nas feiras livres da cidade de São Sebastião e nos municípios próximos. Também pescam nos rios Ribeirão Silveira e Ribeirão Vermelho.