Moradia: CDHU autoriza início da construção de 128 moradias populares em Limeira

Imóveis serão erguidos pelo sistema de Empreitada Integral com investimentos de cerca de R$ 3,3 milhões

qua, 09/04/2003 - 17h10 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Barjas Negri, autorizou o início das obras de construção de mais 128 apartamentos no município de Limeira. Segundo ele, o novo empreendimento, localizado na Rua Wilfredo Tetzner, contará com um investimento de R$ 3.297.226,50. Até hoje, a CDHU já entregou 5.992 moradias em Limeira.

Os imóveis serão construídos pela modalidade Empreitada Integral, parceria com a iniciativa privada pela qual a CDHU adquire o empreendimento edificado e com toda a infra-estrutura executada. A empresa construtora, sempre escolhida por intermédio de concorrência pública, é responsável pela aquisição do terreno, pelo parcelamento e urbanização do solo, inclusive pela implantação de toda a rede de serviços, e pela edificação das moradias (geralmente prédios de apartamentos), devendo entregar o empreendimento regularizado e averbado no cartório de registro de imóveis. Esta modalidade é adotada em municípios com mais de 150 mil habitantes.

Com isso, as famílias que forem contempladas passarão a dispor de apartamentos com 51,79 m2 de área construída, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. De acordo com Barjas Negri, mais importante do que a destinação de recursos são os resultados por ele obtidos. “Não oferecemos apenas uma nova casa. Oferecemos melhores condições de vida e dignidade à população mais carente”, afirma.

Por essa razão, segundo ele, a meta da Secretaria Estadual de Habitação é beneficiar, até o final de 2006, mais 200 mil famílias com a construção de novas casas e melhorias de moradias já existentes.

Para se ter idéia do que isso representa, esse número é maior do que a CDHU conseguiu beneficiar nos últimos oito anos (165.608 famílias em todo o Estado). “É uma meta desafiadora, mas vamos trabalhar sem cessar até que ela seja alcançada”, garante o secretário.