Modernização do Ibirapuera vira carro-chefe paulista na disputa para sediar Olimpíada

Projeto de arquitetura que será utilizado na reforma foi divulgado nesta quarta-feira, dia 14, no Palácio dos Bandeirantes

qua, 14/05/2003 - 14h29 | Do Portal do Governo


Projeto de arquitetura que será utilizado na reforma foi divulgado nesta quarta-feira, dia 14, no Palácio dos Bandeirantes

Sediar uma Olimpíada é o sonho de muitos países. Além de ser a competição esportiva mais importante do mundo, o evento gera empregos, reúne pessoas de todos os continentes e tem ampla divulgação em redes de televisão. Em São Paulo, a expectativa de abrigar a competição no ano de 2012 ganhou força com a proposta de modernização do Complexo do Ibirapuera. Nesta quarta-feira, dia 14, foi divulgado o projeto de arquitetura que será utilizado na reforma do local.

O escritório paulista de arquitetura Vigliecca Associados sagrou-se vencedor no “Concurso Nacional para Modernização do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães”, o Ibirapuera. Eles apresentaram uma proposta de readequação do espaço que satisfaz todas as modalidades esportivas e propõe um bom tratamento urbano-paisagístico para a área. Segundo o arquiteto, Mário Rodrigues, que falou em nome do escritório, o Ibirapuera depende de uma ampla reorganização. “Nós amarramos os prédios existentes, para dar uma unidade no Conjunto Arquitetônico”, disse.

O concurso de arquitetura foi criado pelo Governo do Estado, em dezembro de 2002, com o objetivo de implantar no local um grande centro de entretenimento, com serviços, lojas e restaurantes, além de acolher importantes torneios esportivos. “Procuramos colocar em prática todo o programa pedido no edital do concurso”, explicou Rodrigues. Mesmo assim, a comissão julgadora aconselhou algumas modificações, como o aumento da capacidade de vagas para o estacionamento.

O governador Geraldo Alckmin elogiou o nível do concurso, que recebeu 300 equipes inscritas de todo o Brasil e 47 projetos. “Recebemos os melhores projetos e foi eleito o melhor trabalho. O Ibirapuera foi construído em 1954, quando a cidade tinha 3,5 milhões de habitantes. Hoje, são mais de 10 milhões de moradores e há a necessidade de ampliar e modernizar o Complexo”, destacou.

Para Alckmin, além de ser um passo importante que fortalece a candidatura de São Paulo, a modernização do Ibirapuera representa a consolidação de São Paulo como Estado onde o esporte é prioridade. “Aqui o esporte é visto com o sentido de educação e formação do conceito de cidadania”, observou.

De acordo com o governador, o próximo passo será a contratação dos bancos que irão elaborar a engenharia financeira para, em seguida, fazer o edital de licitação das obras e o modelo de concessão para a iniciativa privada. O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, acredita que em cinco meses será possível iniciar os trabalhos e, após este prazo, em três anos o Ibirapuera estará apto para receber os Jogos Olímpicos.

Parceria com a Prefeitura

Estado e Prefeitura são parceiros na luta para trazer a Olimpíada de 2012 para São Paulo. A secretária municipal dos Esportes, Nadia Campeão, elogiou o concurso de arquitetura. Para ela, o Ibirapuera é um ícone do esporte na cidade e no País. “A modernização do Conjunto será o carro-chefe de São Paulo para obter a candidatura.” Alckmin também destacou a importância da parceria. “Estamos juntos na disputa para trazer a Olimpíada para São Paulo”, confirmou.

Próximos eventos

Alckmin anunciou que São Paulo irá sediar importantes eventos nos próximos meses. Segundo ele, neste mês a cidade receberá a Liga Mundial de Vôlei Masculino. Em julho, será realizado o Troféu Brasil de Atletismo, em parceria com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), que fez a recuperação completa da pista de corrida. No ano de 2004, São Paulo irá abrigar o 11º Encontro Mundial, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), dedicado às questões de desenvolvimento e comércio, com representantes de 150 países.

Rogério Vaquero

<Leia mais

  • Complexo do Ibirapuera será modernizado
  • Panorama do Complexo Constâncio Vaz Guimarães
  • Histórico do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães