Mobilização: Frejat embala 20 anos de combate à Aids em São Paulo

Cantor comanda megaevento no Memorial da América Latina, na segunda-feira, dia 1º

sex, 28/11/2003 - 11h14 | Do Portal do Governo

Um dia de combate e lembrança. Assim ficará marcado 1º de dezembro deste ano. Nesta data, segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde realizará uma grande mobilização, marcando os 20 anos de combate à Aids, comandada pelo cantor Frejat.

O show será realizado no Memorial da América Latina, na Capital, a partir das 20 horas. Cerca de 800 convidados estarão presentes, entre eles o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Educação levará 100 internos da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) ao show. Os adolescentes cumprem a medida sócio-educativa em regime de liberdade assistida e não ficam nas unidades em tempo integral.

Em 1º de dezembro de 1983 a Secretaria iniciou o Programa Estadual DST/Aids, o primeiro projeto de combate à doença na América Latina. Passados 20 anos, o programa foi exportado para outros Estados e países, tornando-se referência para a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, o primeiro caso conhecido de Aids ocorreu 1980, em São Paulo. Seu diagnóstico foi estabelecido, retrospectivamente, em 1985. O Governo paulista foi pioneiro na distribuição gratuita de medicamentos contra a doença.

‘É um desafio que a Secretaria aceita e está disposta a dar continuidade nos próximos anos. O dia 1º de dezembro é uma data que lembra a importância do combate à Aids, muito importante não só para o Estado de São Paulo, mas para todo o mundo’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Nos dias 2 e 3, das 8h às 18h, a Secretaria realizará o evento ’20 anos de Aids – desafios e propostas’, com debate sobre o tema com alguns dos principais especialistas no combate à doença no mundo, no Hilton Hotel (avenida Ipiranga, 165 – Vila Buarque).

O Memorial da América Latina fica na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 644 – Barra Funda, zona oeste da capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde