Mobilização: Estado convoca secretários municipais de Saúde para discutir ações contra dengue

Objetivo é evitar epidemia da doença no próximo verão

qua, 27/07/2005 - 11h17 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), vai chamar os secretários municipais de saúde da Grande São Paulo para debater novas ações de combate e controle da dengue. A reunião deverá ocorrer no mês de agosto, na capital.

De janeiro a julho deste ano foram registrados 4.287 casos de dengue no Estado. O número é superior ao total de 2004, quando foram contabilizadas 3.049 ocorrências. A alta interrompe um ciclo de três anos consecutivos de queda no número de casos, que já chegou a 51.668 em 2001.

Além da reunião com secretários da Grande São Paulo também está sendo programado, para setembro, um encontro com municípios considerados prioritários no combate à dengue, ou seja, que apresentaram transmissão da doença nos últimos anos ou um aumento expressivo do número de casos.

Outra ação prevista é uma campanha de comunicação diferenciada nos municípios da Baixada Santista, onde há muitas casas de veraneio que permanecem fechadas durante parte do ano.

Neste ano a cidade de Santos lidera o ranking da dengue no Estado, com 1.017 casos. Em seguida vem Olímpia, na região de Barretos, com 834 casos, e Ribeirão Preto, com 463.

‘Vamos intensificar os trabalhos desde já, discutindo ações conjuntas com os municípios, para evitar o risco de uma epidemia no próximo verão. É importante que a população continue colaborando, evitando locais onde o mosquito transmissor da dengue possa se proliferar’, afirma o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria, Carlos Magno Fortaleza.

Dicas de combate à dengue
· Mantenha as caixas d’água, vasos sanitários e piscinas fechados e limpos;
· Adicione terra nos vasos de plantas e flores;
· Esvazie e vire de cabeça para baixo as garrafas e recipientes para não acumular água das chuvas;
· Deixe os latões de lixo sempre tampados e secos;
· Mantenha as lajes limpas, com os pontos de saída de água desentupidos;
· Adicione água sanitária, ou qualquer outro desinfetante, nos ralos e caneletas;
· Fure os pneus e guarde em posição que não permita acúmulo da água;
· Mantenha os aquários tampados ou telados;
· Deixe o plástico e lona rente aos equipamentos cobertos.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK)