Missão americana visita os Sistemas da EMTU, CPTM e METRÔ

Visita será realizada nos dias 25 e 26 de outubro

sex, 22/10/2004 - 19h14 | Do Portal do Governo

Representantes da “Eno Transportation Foundation”, entidade que apóia pesquisa e desenvolvimento na área de transportes urbanos nos EUA, realizarão, nos dias 25/10 e 26/10, visita técnica aos sistemas de transporte da CPTM, Metrô e EMTU (empresas vinculadas à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos).

O objetivo da visita é conhecer o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), as inovações em operações especializadas em trânsito, o transporte sobre pneus e trilhos, o planejamento das vias, o gerenciamento operacional, como as empresas brasileiras são financiadas, os serviços oferecidos aos usuários e as PPP’s (Parcerias Público Privadas).

Acompanhada por diretores e técnicos da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Metrô (Cia. do Metropolitano de São Paulo), e da CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos), no primeiro dia, a delegação irá conhecer todo o sistema de transporte metropolitano.

Na terça-feira, 26/10, a delegação será recepcionada pelo Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e pelos presidentes das três empresas. Neste dia, haverá uma apresentação do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU) 2020, bem como dos projetos de interesse público que podem ser viabilizados com recursos da iniciativa privada (Parcerias Público-Privadas).

Nesse programa, estão incluídos os projetos da Linha 4 – Amarela (V. Sônia – Luz) do Metrô, Expresso Aeroporto e Trem de Guarulhos da CPTM, Sistema Metropass, Programa de Modernização da CPTM, trem rápido São Paulo – Campinas e Corredor Noroeste na Região Metropolitana de Campinas.

A Fundação ENO, organização não governamental do setor de transportes nos Estados Unidos, é responsável pelo gerenciamento do Programa Internacional de Estudos Sobre Trânsito (ITSP), através do qual a missão virá ao Brasil. Além de São Paulo, o grupo visitará o Rio de Janeiro e Brasília. Depois, irá ao Chile e Equador. Após a visita, os representantes farão um relatório final, que será publicado no Programa de Cooperativa de Pesquisa Sobre Trânsito (TCRP) e distribuído para a indústria do trânsito.

Data: 25/10/04, a partir da 9 horas – Visita da Missão Americana aos sistemas da EMTU, Metrô e CPTM
Local: Rua Joaquim Casemiro, 290 – 2o andar
Data: 26/10/04, a partir das 9 horas
Local – Rua Boa Vista, 175, Sala de Reunião, 15o andar

Da Assessoria de Imprensa da EMTU

M.J.