MIS: Zélia Duncan homenageia os 90 anos de Araci de Almeida

Apresentação será na próxima terça-feira, dia 17, às 21h

qui, 12/08/2004 - 14h05 | Do Portal do Governo

No dia 17 de agosto, terça-feira, às 21h, o Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – entrada franca) apresenta a quinta edição de Estudos, a programação musical do MIS, criada e coordenada pelo compositor e jornalista Carlos Rennó. Na ocasião, Araci de Almeida, que completaria 90 anos dois dias depois (em 19 de agosto), tem sua obra homenageada por Zélia Duncan, que, em meio a uma palestra sobre a sambista, vai destacar gravações e re-interpretar peças do seu repertório.

Araci de Almeida (1914-1998) simplesmente ‘é o samba’, já disse João Gilberto. Considerada, ao lado de Carmen Miranda, uma das principais cantoras do gênero nos anos 1930 e a maior intérprete de Noel Rosa, ela tornou clássicas músicas como ‘Palpite Infeliz’, de Noel, ‘Fez Bobagem’, de Assis Valente, e ‘Camisa Amarela’, de Ary Barroso, entre outras. Com uma maneira de cantar determinante para definir os rumos do samba cantado por voz feminina, esta carioca de personalidade franca e boêmia falava sempre o que queria. No final da vida atuou como jurada do programa A Buzina do Chacrinha e do Show de Calouros do Programa Silvio Santos, do SBT, em que era conhecida por dar notas baixas a quase todos os calouros.

Segundo Carlos Rennó, ‘Zélia Duncan é um dos grandes nomes – e uma das grandes vozes femininas – do rock brasileiro cristalizado na década de 1990. Dona de uma notável capacidade de interpretação, ela, no entanto, mostra um campo de interesse musical mais amplo. Seu último CD é uma prova disso. Nele, ela revisita e atualiza peças do passado da música brasileira. Uma delas é justamente um antigo sucesso de Araci de Almeida, ‘Eu Não Sou Daqui’, samba de Ataulfo Alves e Wilson Batista que fala de Niterói, a cidade natal de Zélia. Foi a forma que ela vislumbrou de homenagear a grande sambista que admira.’

Alguns dos nomes previstos para serem ‘estudados’ pela série neste ano foram escolhidos porque 2004 prevê efemérides ligadas às suas histórias. É o caso de Dorival Caymmi, que foi homenageado na primeira edição de ‘Estudos’, tendo sua obra ‘estudada’ por Luiz Tatit, e de Araci de Almeida e Lupicínio Rodrigues, que também completariam 90 anos neste ano.

A próxima edição de ‘Estudos’, que está prevista para o dia 14 de setembro, será sobre Lupicínio, que terá sua obra revisitada pelo coordenador da série, Carlos Rennó.

Serviço:
Local: Museu da Imagem e do Som- Av. Europa 158 – São Paulo
Data: Dia 17 de agosto, terça-feira
Horário: às 21h
Entrada franca, com retirada de senhas com uma hora de antecedência.
Horário de Funcionamento do Museu: de Terça a Sexta – das 14h às 22h
Sábados e domingos – das 11h às 20h

Da Assessoria de Imprensa do MIS

(AM)