Metropolitanos: Secretário participa de encontro sobre acessibilidade no transporte público

CPTM apresentará plano para tornar a rede plenamente acessível às pessoas com restrição de mobilidade, no prazo de dez anos

seg, 04/04/2005 - 11h22 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos e presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Jurandir Fernandes, participa, nesta segunda-feira, dia 4, às 13 horas, do III Encontro sobre Acessibilidade nos Transportes Públicos. Promovido pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), o evento acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, no Hotel Quality Jardins, Alameda Campinas, 540.

O encontro tem como objetivo criar espaço necessário para discussão e encaminhamento de soluções para os problemas mais atuais de acessibilidade, de forma a produzir um elenco de recomendações práticas que possam ser implementadas. O evento é destinado a dirigentes e profissionais das empresas operadoras, dos órgãos gestores de transporte público, das indústrias, das empresas de engenharia e consultoria, das universidades e entidades ligadas ao setor, assim como das pessoas interessadas no assunto.

Ações das empresas e inovações tecnológicas

No primeiro dia do Encontro de Acessibilidade, a CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô (Cia do Metropolitano de São Paulo), vinculados à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, irão participar do painel ‘Ações das Empresas Frente ao Decreto Federal 5296/04’, marcado para às 13h30.

O gerente de Projetos de Transporte da CPTM, Silvestre Rocha Ribeiro, falará sobre o ‘Plano de Adaptação do Sistema Existente na CPTM’, que tem como objetivo tornar a rede plenamente acessível para as pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, no prazo de dez anos. O coordenador da Comissão de Acessibilidade da CPTM, Rubens Chiesa, será o relator e Maria Beatriz Barbosa, responsável pela área de acessibilidade do Metrô- SP, a mediadora.

Na segunda sessão do dia, às 16 horas, será discutido o tema ‘Inovações Tecnológicas: Necessidades e Desafios’, com a participação do Gerente de Engenharia de Sistemas da CPTM, Synésio da Silva Neto, que falará sobre um sistema denominado ‘estribos deslizantes’ das portas dos trens, utilizado em algumas operadoras ferroviárias internacionais para evitar acidentes provocados pelo vão entre o trem e a plataforma.

Critérios para a gratuidade e financiamento da acessibilidade

Na terça-feira, dia 5, o primeiro painel (às 8h30) discutirá o tema ‘Gratuidade: Qual o melhor critério’, enfocando a explosão de pedidos de concessão de gratuidade e a questão social subjacente ao fenômeno, com a participação da coordenadora da Comissão de Acessibilidade da STM, Elizabete Azevedo, e do dirigente da assessoria téncica da STM, João Chakian.

No mesmo dia, às 14h30, o assessor da Diretoria de Operações do Metrô, Roque Lázaro, será o moderador do painel ‘Acessibilidade: Quem Financia’, que abordará o investimento na área da acessibilidade dentro do setor público com recursos governamentais e obtidos através de parcerias com empresas privadas.

III Encontro Sobre Acessibilidade nos Transportes Públicos
Dias 4 e 5 de abril de 2005
Local: Hotel Quality Jardins – Alameda Campinas, 540 – São Paulo/SP

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Assessoria de Imprensa

(LRK)