Metropolitanos: Secretário inspeciona bilhetagem eletrônica em Guarulhos

Sistema Metropass dispõe de cartão inteligente para pagamento de passagem de ônibus

sex, 09/01/2004 - 15h09 | Do Portal do Governo

O Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, realizaram inspeção técnica com o objetivo de acompanhar a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica para pagamento de passagem nos ônibus metropolitanos que fazem ligações entre Guarulhos e São Paulo, cujo gerenciamento é de responsabilidade da EMTU.

A bilhetagem eletrônica no sistema intermunicipal de ônibus de Guarulhos está em fase experimental e faz parte do projeto Metropass, cartão inteligente que será implantado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. ‘A medida marca o primeiro passo para implantação da bilhetagem eletrônica no sistema metropolitano da Grande São Paulo’, afirma o Secretário Jurandir Fernandes.

Os ônibus municipais em Guarulhos já contam com a bilhetagem eletrônica há dois anos. No sistema intermunicipal da cidade, 15 ônibus operam em caráter experimental desde novembro do ano passado: 10 carros da linha 100/Mikail-Penha; três carros da linha 253/Jd. Paraíso-Metrô Penha e dois carros da linha 105E/Tucuruvi-Jd. Moreira.

Metropass

Assim como o Metropass, o sistema adotado em Guarulhos consiste em um cartão que não necessita de contato, ou seja, a leitura é feita à distância por validadores, permitindo uma passagem mais rápida e confortável. Baseado em cartão inteligente, o Metropass terá um ‘chip’ com capacidade de armazenar e processar informações necessárias para o controle de pagamento de tarifa e acesso ao transporte.

Com esse sistema, será possível a ampliação do grau de integração e articulação dos transportes metropolitanos entre si e com os sistemas municipais. O cartão contemplará todas as gratuidades já praticadas no sistema atual, incluindo idosos, portadores de deficiência e funcionários autorizados, e propiciará maior agilidade e eficácia à política tarifária de transportes.

‘O sistema oferecerá uma forma mais conveniente e segura para o pagamento das passagens, além de acabar com o comércio paralelo de bilhetes e passes, diminuindo a evasão de receitas e, consequentemente, ampliando a disponibilidade de recursos para investimentos no setor’, informa o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O Metropass também reduzirá os gastos com o processo de arrecadação no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos