Metropolitanos: Secretaria e CPTM assinam protocolo de intenção do programa jovem cidadão

25 jovens irão ocupar vagas de estágio em várias áreas da CPTM

seg, 05/07/2004 - 19h18 | Do Portal do Governo

Dentro da proposta de capacitar para o trabalho e inserir os adolescentes da Febem na sociedade, nesta quarta-feira, dia 7, às 15 horas, o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o Presidente da CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos)), Mário Bandeira, assinarão Protocolo de Intenções do Programa Jovem Cidadão, que envolve também as Secretarias de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e da Educação, além da Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem).

O evento, que será realizado no auditório da Lapa (Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1.000), também contará com a participação dos Secretários de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, e da Educação, Gabriel Chalita, bem como dos presidentes da Febem, Marcos Antonio Monteiro, do Metrô, Luiz Carlos David, e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes.

Atualmente em fase de treinamento, os 25 jovens ocuparão vagas de estágio dentro de várias áreas da CPTM, como manutenção elétrica ou mecânica, informática e outros setores administrativos. Das 25 vagas, 15 foram destinadas a adolescentes que estão cursando o ensino médio na rede pública e inscritos no Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. As outras dez vagas restantes foram ocupadas por adolescentes da Febem, com idade de 16 a 20 anos, em regime de semi-liberdade.

O estágio tem duração de seis meses, com carga diária de quatro horas, cinco dias por semana. Os alunos receberão um valor mensal de R$ 152,20, além de vale-transporte, vale refeição, cesta básica, gratuidade da passagem do transporte ferroviário, mediante a apresentação de crachá funcional do Programa Jovem Cidadão. ‘A idéia é incluir esses jovens em um ambiente organizacional como uma das prioridades sociais, tendo como meta o seu desenvolvimento e preparando-os para o mercado de trabalho’, enfatiza Jurandir Fernandes, Secretário dos Transportes Metropolitanos.