Metropolitanos: Secretaria apresenta projetos a empresários da indústria da construção pesada

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 13

sex, 13/02/2004 - 9h12 | Do Portal do Governo

A convite do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (SINICESP), o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresenta nesta sexta, dia 13, às 11 horas, os projetos previstos para o Metrô, trens da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e sistema de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O evento será realizado na sede do Sinicesp (Al. Santos, 200, 9° andar – Cerqueira César).

Durante a palestra, o Secretário mostrará os projetos de expansão do Metrô e de modernização da rede da CPTM, que exigirão um investimento total de mais de US$ 4,3 bilhões. ‘Com a implantação desses projetos, o sistema metro-ferroviário terá, até 2010, uma rede com mais de 400 km de extensão e transportará cerca de 7,6 milhões de passageiros por dia’, informa Jurandir Fernandes.

Para o Metrô está prevista a construção de mais de 30 quilômetros de extensão e 25 novas estações, cujos investimentos somam um total de mais de US$ 3 bilhões. As novas linhas (Linha 4 – Amarela, prolongamento da Linha 2 – Verde, a partir da estação Ana Rosa até o Sacomã, e a extensão da Linha 5 – Lilás, do Largo Treze até a região da Vila Mariana) terão capacidade para atender cerca de 2 milhões de passageiros/dia, que se somarão aos 2,6 milhões usuários/dia transportados atualmente.

No caso da CPTM, o Governo do Estado tem como objetivo promover a modernização de toda a malha ferroviária, a exemplo do que foi feito na Linha C (Osasco – Jurubatuba) e em um trecho da Linha E, entre Luz e Guaianazes, onde circulam modernos trens europeus, dotados de ar condicionado e música ambiente.

A modernização da CPTM, cujo custo está estimado em US$ 1,3 bilhão, compreende a aquisição e recuperação de trens, reforma e construção de estações, ampliação do sistema de energia, requalificação dos sistemas de telecomunicação e sinalização, intervenções em pátios e oficinas nos trechos principais. Desta forma, será possível proporcionar condições de infra-estrutura para a operação de trens com intervalos regulares de até 3 minutos e permitir um acréscimo na demanda de mais 2 milhões de passageiros por dia para toda a rede. Hoje, o sistema ferroviário atende cerca de 1,2 milhão de usuários por dia.

Os planos para a CPTM incluem também a implantação do Expresso Aeroporto, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Infraero. A construção e operação da linha serão de responsabilidade da iniciativa privada por contrato de concessão.

O trajeto terá 31 quilômetros de extensão, em uma nova via exclusiva, ligando ponto a ponto a Barra Funda ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Na mesma via, será implantado o Expresso de Guarulhos. A implantação dos dois serviços (Expresso Aeroporto e Expresso Guarulhos) exigirá recursos da ordem de US$ 572 milhões.

Corredor de ônibus

Na questão dos ônibus metropolitanos gerenciados pela EMTU, um dos projetos de destaque é o do Corredor Noroeste, que terá 47 km de extensão, interligando seis municípios da Região Metropolitana de Campinas e beneficiando quase 2 milhões de habitantes.

Sua implantação tem como objetivos principais priorizar o transporte coletivo na RMC e estabelecer uma ligação viária urbana/metropolitana de boa capacidade entre seis municípios, que concentram cerca de 80% dos passageiros do sistema metropolitano.

O projeto também permitirá a reestruturação do sistema de transporte coletivo regional e estimulará o processo de metropolização da Região.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

(AM)