Metropolitanos: Projetos da CPTM serão discutidos em encontro de secretários municipais em Osasco

Será nesta sexta-feira, dia 18

qua, 16/11/2005 - 18h33 | Do Portal do Governo

Os projetos de modernização da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estarão entre os assuntos em discussão no 6º Encontro de Secretários Municipais da Região Metropolitana de São Paulo, que será realizadona próxima sexta-feira, dia 18, às 9 horas, em Osasco (Solarium Parque Hotel Spa – Rua Conde Luiz Eduardo Matarazzo, 100, Vila São Francisco, divisa com São Paulo).

O gerente de Projetos de Transporte da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, fará uma exposição do “Plano de Adaptação às Exigências de Acessibilidade do Sistema Existente”, que tem como objetivo de tornar os serviços da companhia acessíveis para as pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, em dez anos, conforme o Decreto Federal 5.296 de 2004.

Como a reunião será dirigida aos projetos para a região de Osasco, as intervenções previstas para a modernização das estações da Linha B (Julio Prestes-Itapevi), nos próximos dez anos, ganharão destaque. No momento, a CPTM desenvolve projetos básicos e executivos dessas unidades, porém as obras dependerão da obtenção de recursos.

O programa prevê intervenções para melhoria dos acessos externos, da inserção urbana, das integrações com outros modais, construção de rampas, instalação de elevadores, comunicação visual e sonora, banheiros especiais, rota tátil, entre outros.

No evento, está confirmada a participação do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes, do prefeito de Osasco, Emídio Pereira de Souza, do presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanas), Joaquim Lopes, e secretários de transportes dos municípios da Grande São Paulo.

Na pauta, além dos planos da CPTM e da STM até 2025, serão abordados os projetos de transporte público de passageiros de outros modais para a região de Osasco, como a o plano de Reorganização do Sistema Metropolitano de Baixa Capacidade – Sistema Comum e Orca. Haverá, também, apresentação realizada pela equipe da Prefeitura de Osasco sobre as Diretrizes de Reestruturação do Sistema de Transporte Público do Município.