Metropolitanos: Projeto Ação Escolar do Metrô já atendeu mais de 162 mil estudantes

Programa tem caráter multiplicador

qui, 02/06/2005 - 16h42 | Do Portal do Governo

O Projeto Ação Escolar do Metrô já atendeu, desde sua criação em 1993, 162.285 estudantes com idades entre 5 e 18 anos, num total de 1.399 visitas.

A iniciativa, desenvolvida pela Companhia com a finalidade de preparar as crianças e os jovens para o uso responsável do sistema metroviário, é um programa de cunho educativo e social voltado às escolas das redes pública (municipal e estadual) e particular.

O Ação Escolar atende também alunos especiais e algumas dessas visitas são acompanhadas por intérpretes habilitados na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que são recrutados pelas entidades de ensino.

A programação para as escolas começa no Centro de Controle Operacional do Metrô (CCO), na rua Vergueiro. No local, de onde os técnicos metroviários monitoram a circulação de 2,5 milhões de usuários por dia, os estudantes assistem uma palestra sobre regras de segurança e cidadania com ênfase na preservação do patrimônio público. Em seguida, depois de visitar uma estação, os alunos fazem uma viagem num trem, quando são convidados, eventualmente, a conhecer a cabine da composição, sempre acompanhados de um monitor.

‘Tenho certeza de que o Ação Escolar é um programa formador de cidadãos. Os resultados positivos ultrapassam as mais de 160 mil crianças e jovens que participaram do programa, já que seus efeitos multiplicadores alcançam seus pais e amigos’, destaca Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

As escolas interessadas em participar do Projeto Ação Escolar podem obter mais informações no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br) dentro do ícone Ação Escolar.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

F.C.