Metropolitanos: Presidente da CPTM participa de seminário internacional sobre transportes públicos

Evento será realizado entre os dias 17 a 19 de outubro

qui, 13/10/2005 - 13h10 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está entre as empresas da Europa e América Latina convidadas para o seminário Internacional ‘Redes Integradas de Transporte Público’, que acontece entre os dias 17 (segunda-feira) e 19/09 (quarta-feira) na cidade de São Paulo (Hotel Golden Tulip Paulista Plaza – Alameda Santos, 85).

Promovido pela Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (DAL-UITP) em conjunto com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), o encontro visa colocar em discussão as experiências bem-sucedidas com a mintegração de sistemas de transporte público nesses dois continentes. Os temas em debate estão ligados, diretamente, à melhoria da qualidade de vida e transporte de milhões de pessoas que moram, trabalham e estudam nas metrópoles do Brasil e exterior.

No dia 18/10 (terça-feira), entre 9 e 10h30, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, coordena a sessão denominada ‘A Racionalização através da Integração’, em que comentará como a integração pode racionalizar o sistema de transporte público, reduzir custos e aumentar a acessibilidade. Participam do debate Ralf Resch, membro do Conselho de Direção da Berliner Verkehrsbetribe, de Berlim, Alemanha; Tomas de La Barra, de Caracas, Venezuela; representantes da Urbanização de Curitiba (URBS), de Curitiba-PR; e Eli Bensoussan Canetti, diretor da Opportrans, Rio de Janeiro-RJ.

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, que também é presidente da ANTP e da DAL-UITP, fará a conferência inaugural do evento, no dia 17/10 (segunda-feira), a partir das 14h30, quando falará sobre o tema ‘Integração no Transporte Público: Perspectiva da América Latina’. Em seguida, às 15h10, Hans Rat, secretário-geral da UITP, realizará exposição sobre o mesmo tema, tratando da sua perspectiva mundial.

Ainda no primeiro dia, haverá apresentação dos resultados do Grupo de Trabalho de Integração da UITP Divisão América Latina, a cargo das coordenadoras Maria Madalena Franco Garcia, de Belo Horizonte-MG, e Soraya Azan, de Caracas, Venezuela. Às 17h30, acontece a Assembléia da Divisão América Latina, aberta a todos participantes.

Nos três dias de evento, outros assuntos relevantes serão discutidos, a exemplo da bilhetagem automática como ferramenta para integração, que melhora a gestão do transporte e facilita a vida dos usuários. Também estão na pauta a qualificação e financiamento da infra-estrutura do transporte público urbano (recursos para aprimorar e ampliar os grandes sistemas, como corredores de ônibus, metrôs e trens) e o valor do planejamento integrado, abrangendo política tarifária e integração institucional (entendimento entre níveis de governo e administrações municipais em benefício de um transporte melhor e mais barato para os usuários).

Serão apresentadas e discutidas experiências européias (Berlim, Paris e Madri), bem como casos referentes a cidades de países latino-americanos. No último dia (19/10), os convidados participarão de visitas técnicas às empresas de transportes públicas de nível estadual e municipal na Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo facilitar a compreensão sobre os recentes entendimentos para a integração operacional e tarifária entre os modais.

As inscrições só podem ser feitas no local do evento. Para os associados da UITP a taxa é de R$ 508 e para os não-associados R$ 747. Mais informações podem ser obtidas pelo tel. (11) 3371-2299, e-mail: latinamerica@uitp.com ou no site www.antp.org.br .

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

M.J.