Metropolitanos: Presépios natalinos na Estação Tiradentes até dia 30 de janeiro

Peças expostas na estação do Metrô integram acervo do Museu de Arte Sacra e são oriundas da Espanha, Itália, Portugal e Brasil

sex, 16/12/2005 - 12h47 | Do Portal do Governo

Peças expostas na estação do Metrô integram acervo do Museu de Arte Sacra e são oriundas da Espanha, Itália, Portugal e Brasil

Os usuários do Metrô ganharam um presente neste fim de ano. Até o dia 30 de janeiro, os passageiros poderão apreciar mais uma edição da mostra Presépios Natalinos, na Estação Tiradentes (Linha Norte – Sul). A exposição é resultado de parceria entre a Secretaria da Cultura e a Companhia do Metrô. As peças, que pertencem ao acervo do Museu de Arte Sacra, são procedentes do Brasil, Espanha, Portugal e Itália. O objetivo é mostrar ao público a diversidade de presépios existentes nesses países. Do Brasil, há três: o presépio baiano, representado pela Lapinha, das Freiras do Convento dos Humildes, feito de madeira policromada. Os personagens têm olhos de vidro e os animais confeccionados em pedra-sabão. Conchinhas e flores de papel metálico completam o cenário.

O Sagrada Família, oriundo do Rio de Janeiro, data do século 19 e também foi confeccionado em pedra-sabão. Da cidade gaúcha de Caxias do Sul está exposto o também intitulado Sagrada Família, todo de resina e marmorite. Pertence ao convento das Religiosas Pias Filhas. O espanhol é representado por um tipo de madeira policromada e dourada, enquanto o português é confeccionado em terracota policromada. O italiano é feito de tecido e madeira policromada.

Coleção permanente – Para aqueles que querem conhecer outros presépios, o Museu de Arte Sacra abriga em seu acervo 130 conjuntos presepistas de diferentes países e regiões do Brasil, em técnicas diversificadas. Destaca-se o Presépio Napolitano, com 1.620 peças do século 18. Um dos maiores conjuntos do gênero existentes no mundo. É um exemplar raríssimo, comparável apenas aos do Museu de Nápoles e do Metropolitan Museum, de Nova York. Além da ‘sagrada família’, apresenta personagens profanos, ligadas ao cotidiano de uma aldeia napolitana do século 18. São integrantes de várias profissões urbanas, bem como pastores e homens do campo. Inúmeros objetos, móveis, utensílios, comestíveis e animais dão vida às cenas.

No museu, os visitantes poderão conhecer presépios da Bolívia, México, Peru, Chile, Espanha, França, Itália, Polônia, Nigéria, Japão e China. O Museu de Arte Sacra fica aberto de terça-feira a domingo, das 11 às 19 horas, e está localizado na Avenida Tiradentes, 676 – Luz. Os ingressos custam R$ 4 (estudantes com carteirinha pagam meia-entrada). Grátis para maiores de 65 anos e menores de sete.

Maria Lúcia Zanelli
Da Agência Imprensa Oficial