Metropolitanos: Monitoramento on-line aperfeiçoa trabalhos da CPTM

Câmeras de vídeo monitoram e ajudam na segurança dos trens

ter, 07/06/2005 - 15h34 | Do Portal do Governo

Monitoramento on-line das estações é levado aos centros de controle de tráfego da CPTM

Os três Centros de Controle Operacional da CPTM, responsáveis pelo tráfego de trens nas seis linhas, passaram a receber as imagens geradas pelo sistema de monitoramento on-line, por meio de câmeras instaladas em 83 estações da rede.

Fechando o ciclo, o CCO de Presidente Altino já conta também com o circuito fechado de TV, somando-se aos outros dois centros de controle – Brás e Luz – que vinham utilizando o sistema há cerca de duas semanas.

Com a extensão do monitoramento em tempo real aos CCO’s, os controladores do tráfego ferroviário podem visualizar, na tela de um microcomputador, as dependências de qualquer estação do sistema. Entre as vantagens, as câmeras ajudam no gerenciamento da circulação, em casos de liberação de trens para a operação, e no acompanhamento das conexões de usuários nas estações.

Cada CCO tem um computador utilizado para essa finalidade. Um software foi instalado nos três micros, permitindo o acesso às imagens, anteriormente disponíveis apenas em um único local: na Central de Segurança da CPTM. A iniciativa envolveu as gerências de Segurança (GOS), de Circulação e Controle Operacional (GOC) e de Tecnologia da Informação (GFI). O suporte e a manutenção são realizados pela GOS, a transmissão de dados pela GFI, e a operação do sistema pela GOC.

Casos solucionados

Várias ocorrências foram esclarecidas com o auxílio do monitoramento, resultando na identificação e prisão de ladrões. Em 2004, 30 indivíduos acabaram detidos por roubo a estações. As câmeras também têm papel fundamental na solução de problemas como suicídios.

O sistema foi implantado em etapas, a partir de julho de 2003, com a instalação de 766 câmeras – 749 fixas e 17 giratórias (360º). Em 2004, surgiu o monitoramento on-line das imagens geradas pelo sistema. Para viabilizar o esquema, por volta de R$ 363 mil são investidos mensalmente, valor que envolve tecnologia e equipamentos de CFTV (Circuito Fechado de Televisão).

Na Central, os agentes da CPTM acompanham toda a movimentação de usuários nas plataformas, linhas de bloqueios, bilheterias, salas operacionais e entradas das estações. Cinco monitores de 21 polegadas permitem a checagem permanente das imagens, geradas, simultaneamente, por até 80 câmeras.

Assesoria de Imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

F.C.