Metropolitanos: Mogi das Cruzes vira ‘referência’ para outras estações

Estação seguirá modelos da Lapa

ter, 10/05/2005 - 16h27 | Do Portal do Governo

Para melhor atender aos cerca de oito mil usuários embarcados por dia, a estrutura física da estação de Mogi das Cruzes foi remodelada por completo, recebendo troca de luminárias, novos sanitários, pintura e comunicação visual, novas bilheterias em alvenaria, acréscimo de bloqueio eletrônico, equipamentos para facilitar o acesso de pessoas com deficiência, como rampas e banheiro, além de jardim entre as plataformas.

No aspecto social, as obras civis proporcionaram trabalho para 30 reeducandos em liberdade assistida da Funap (Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso). Também participaram diretamente das intervenções cerca de 30 funcionários da CPTM, incluindo encarregados, pedreiros, pintores, eletricistas, encanadores, serralheiros, carpinteiros, soldadores, entre outros. Os serviços de jardinagem e paisagismo foram realizados por bolsistas da Frente de Trabalho, programa que oferece emprego e capacitação a pessoas desempregadas.

Acessa São Paulo

Um novo serviço também estará disponível aos usuários da estação nos próximos dias. Trata-se de mais um posto do programa ‘Acessa São Paulo’, do Governo do Estado, instalado na área não paga, próximo aos bloqueios da estação. Quem passar pelo local poderá utilizar os oito computadores, gratuitamente, para acessar a Internet (checagem e envio de e-mails, pesquisas), digitar textos, elaborar currículos, entre outras facilidades. Uma equipe estará no local esclarecendo as dúvidas dos usuários.

Junto com as reformas, será adotada uma nova gestão visando à excelência na qualidade dos serviços. Com esse propósito, o chefe geral da estação, funcionários e a Gerência de Operação de Estações da CPTM firmam um ‘compromisso de gestão’, em que são estabelecidas metas para determinados indicadores de desempenho dos seguintes elementos: usuários, empregados e sistemas/equipamentos/instalações. Por exemplo, um dos itens de gestão associado aos ‘empregados’ objetiva o treinamento de 100% dos funcionários.

Outro aspecto importante é a reorganização do espaço de trabalho para os funcionários, que ganharam novas instalações, como sanitários, vestiários, copa, além de novas mesas, cadeiras e eletrodomésticos.

A próxima ‘Estação Referência’ será São Miguel, na Linha F (Brás-Calmon Viana), trecho que hoje passa por profunda reformulação e receberá novas estações, trens recuperados, além de modernização dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação. O intuito é reduzir os intervalos dessa linha dos atuais nove minutos para sete minutos.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

F.C.