Metropolitanos: Metrô tem rigoroso programa de higienização em obras

Desratização e desinsetização são os primeiros passos após a desapropriação

sex, 03/06/2005 - 18h36 | Do Portal do Governo

Para expandir as suas linhas, o Metrô realiza um rigoroso programa de higienização nos corredores do futuro traçado, antes de iniciar as obras, quando são executadas a desratização e a desinsetização, durante o processo de desapropriação e esclarecimentos à população.

Esse trabalho de desratização e desinsetização é realizado para evitar que, durante as demolições dos imóveis, possíveis ratos e insetos existentes invadam as casas vizinhas. A desinfestação é realizada por empresa especializada, contratada, sob a supervisão e acompanhamento de técnicos da Companhia.

Higienização das linhas e arredores

Além das atividades de higienização nos imóveis desapropriados, o Metrô faz aplicações de raticidas e inseticidas nas suas áreas internas -como estações, túneis, vias, trens e pátios- e um amplo controle nas áreas externas, em uma faixa de cerca de 100 metros de largura, ao longo das suas linhas, chamada de anel sanitário.

O Metrô implantou o programa de combate a ratos e insetos em 1974, antes do início de sua operação na cidade, com o objetivo de manter a segurança de seus usuários, uma vez que os roedores podem danificar fios e cabos existentes ao longo das vias, e a limpeza em suas instalações.

O sucesso do programa deve-se, basicamente, às ações do Metrô, conhecida como house keeping, que consiste na limpeza e arrumação de tudo -desde o canteiro, obra bruta, acabamento, operação até manutenção.

Com essas ações, a empresa conseguiu reduzir em 70% a existência de ratos, baratas etc., enquanto os 30% restantes são controlados pelo uso de produtos químicos. A desratização é feita a cada 90 dias e a desinsetização a cada 30 ou 90 dias, dependendo da necessidade.

Os trabalhos de limpeza e arrumação são contínuos e ininterruptos, e isso permite um controle rigoroso de ratos e insetos com a utilização cada vez menor de produtos químicos.

O trabalho de desratização e desinsetização nas áreas a serem demolidas é realizado 30 dias antes de iniciarem-se as demolições. Nas áreas operacionais e pátios, o trabalho acontece de segunda a sexta-feira, da 0h00 às 5h00.

Sem contar as áreas desapropriadas, o trabalho de desratização e desinsetização no Metrô envolve uma área de mais de 2,5 milhões de metros quadrados, sendo 780 mil metros quadrados o espaço relativo às estações; 584 mil, túneis e vias; 1.200 mil, anel sanitário.

Para que todo esse trabalho dê resultados, é feito um trabalho de conscientização com os funcionários para que o Metrô continue a ser o meio de transporte coletivo preferido da população de São Paulo e permaneça como um dos metrôs mais limpos do mundo.

Departamento de Comunicação do Metrô

F.C.