Metropolitanos: Metrô realiza operação especial para a implosão do Carandiru

Será neste domingo, dia 17

sex, 15/07/2005 - 12h00 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, dia 17, às 11 horas, os pavilhões 2 e 5 da antiga Casa de Detenção de São Paulo, no Carandiru, zona norte, serão implodidos. Em virtude da proximidade da estação Carandiru, da Linha 1 – Azul (Jabaquara-Tucuruvi), localizada no limite do perímetro de segurança estabelecido pela Defesa Civil, de 150 metros dos edifícios, o Metrô adotará uma série de medidas preventivas para garantir a segurança dos usuários.

Já nas primeiras horas da manhã, equipados com tranceptores, máscaras e capacetes, funcionários da Manutenção e Operação do Metrô serão estrategicamente posicionados, no trecho entre as estações Santana e Tietê, para observar todos os preparativos para a implosão. Posteriormente, após a detonação, eles serão os responsáveis pela inspeção e realização de eventuais reparos de emergência nas instalações do Metrô.

De acordo com a programação do evento, quando faltarem 10 minutos para a detonação dos dois pavilhões, as plataformas e o mezanino da estação Carandiru serão evacuados e fechados todos os acessos à estação. Neste momento, a circulação dos trens entre as estações Tietê e Santana ainda será mantida pelo Metrô, mas as composições passarão pela estação Carandiru sem parar na plataforma.

Circulação interrompida a 5 minutos da implosão

Quando faltarem 5 minutos para a implosão, a circulação dos trens, em ambos os sentidos do trecho, entre as estações Santana e Tietê, será interrompido. Está paralisação deverá ser confirmada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) ao coordenador do Metrô no local, que a repassará à Defesa Civil. A seguir, um toque de sirene sinalizará o desenvolvimento normal dos preparativos.

Às 11 horas, horário previsto para a detonação, um novo toque de sirene anunciará o início da implosão dos pavilhões 2 e 5 do Carandiru. Logo após o final da implosão, as equipes do Metrô avaliarão a situação geral no trecho. Não havendo interferências nas vias, a circulação normal dos trens será liberada. Se necessário, equipes de limpeza também estarão de prontidão na estação Carandiru para limpar as plataformas de embarque.

Em 2002, quando foram implodidos os pavilhões 6, 8 e 9, nenhuma ocorrência foi registrada pelo Metrô. No local desses pavilhões, em setembro passado, o governo do Estado entregou à população a primeira fase do Parque da Juventude, com 10 quadras poliesportivas, equipamentos de ginástica e bancos sob a copa das árvores.

Do Departamento de Imprensa do Metrô